Página inicial > Notícias > Fórum cadastra avaliadores de projetos de pesquisa para atuarem junto à Setec

Fórum cadastra avaliadores de projetos de pesquisa para atuarem junto à Setec

Publicado: Quinta, 02 de Janeiro de 2014, 17h08 | Última atualização em Segunda, 13 de Janeiro de 2014, 17h16

Órgão ligado ao Conif está formando um banco de avaliadores da Rede Federal para avaliar editais e emitir pareceres.

O Fórum de Dirigentes de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Forpog) está cadastrando servidores da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica para construção do Banco de Avaliadores de Projeto de Pesquisa da Rede Federal. Os cadastrados poderão ser chamados a atuar junto à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) avaliando editais de pesquisa ou emitindo pareceres para revistas e periódicos.

O Forpog é um órgão de assessoramento da Câmara de Pesquisa e Inovação do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). A proposta é que o Banco de Avaliadores dê oportunidade aos Institutos Federais, Cefets e Colégio Pedro II de desenvolver os processos de avaliações dos editais de pesquisa com maior competência por área de conhecimento específico, transparência e agilidade.

O cadastro se dá por meio do preenchimento de um formulário e é aberto a todos os interessados.

O diretor de Pesquisa do Ifes, André Assis Pires, destaca que a participação dos pesquisadores do Instituto pode ser uma ótima oportunidade para conhecer os processos e procedimentos utilizados nas avaliações de propostas, auxiliando na formulação dos novos projetos do Ifes, consequentemente aumentando as chances de captação de recursos externos. “Além disso, essa participação é uma oportunidade de enriquecimento dos currículos dos nossos pesquisadores, que atuarão como consultores ad hoc da Setec/MEC”, lembra.

Assunto(s): banco , avaliadores , fórum , conif