Página inicial > Notícias > Alunos do Ifes se destacam em seleções do ITA, IME e Unicamp

Alunos do Ifes se destacam em seleções do ITA, IME e Unicamp

Publicado: Segunda, 13 de Janeiro de 2014, 15h44 | Última atualização em Segunda, 13 de Janeiro de 2014, 15h47

Jadson dos Reis, aluno de Química do campus Vila Velha, ficou em 1º lugar no mestrado do IME e em 6º no da Unicamp. Já Renan de Souza, que faz Engenharia Elétrica do campus Vitória, foi aprovado no vestibular do ITA e do IME.

Dois alunos do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes fizeram bonito e se destacaram em seleções de três das instituições de ensino mais tradicionais e bem conceituadas do Brasil. Aluno do curso de Química do campus Vila Velha, Jadson Zeni dos Reis, 25 anos, foi aprovado em 1º lugar no programa de mestrado em Físico-química do Instituto Militar de Engenharia – IME, e em 6º lugar no mestrado em Química Analítica da Unicamp.

Já Renan Pícoli de Souza, 18 anos, que cursou Eletrotécnica no campus Vitória e atualmente fazia Engenharia Elétrica no mesmo local, foi aprovado no vestibular do Instituto Tecnológico da Aeronáutica – ITA, para o curso de Engenharia da Computação, e ficou como suplente no vestibular do IME.

Um fato chama a atenção nas conquistas de ambos: Renan foi aluno de Jadson em um cursinho preparatório para o vestibular do ITA, que frequentou em paralelo às aulas da graduação em Engenharia Elétrica. Longe de ser coincidência, é um indicador do esforço de ambos.

Jadson conta que desde o terceiro período da faculdade passou a dar aulas no cursinho, e que levou a rotina de estudos com muita dedicação para conseguir a aprovação no sonhado mestrado. “Foram quatro anos estudando igual a um louco e fazendo projetos, na verdade. Tive que dividir meu tempo entre dar aulas no cursinho, minha aula normal, iniciação científica e estudos”, lembra.

Ele diz que ficou surpreso com a boa colocação na prova da Unicamp. “Esperava até passar, mas não em sexto. Tinha gente até de fora do país concorrendo. São 32 vagas. Esse era o mestrado que eu mais queria”, aponta, lembrando a Unicamp tem conceito máximo (7) pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes.

Ele hoje está no 8º período, fazendo o trabalho de conclusão de curso requerido para a formatura, e já sonha com a carreira que pretende construir. “Meu plano é fazer o doutorado e depois trabalhar numa instituição federal de ensino. Gosto muito da sala de aula e também da pesquisa. É onde posso juntar as duas coisas.”

O orientador do trabalho de conclusão de curso de Jadson, o professor Juliano Souza Ribeiro, é só elogios para o aluno. “Ele é um menino simples e genial em tudo que faz. O Jadson tem todo um futuro pela frente. Com certeza volta para o Estado como um grande pesquisador e professor”, avalia.

ITA
Depois de um ano puxado de estudos, Renan Pícoli de Souza comemora a aprovação no vestibular do ITA e a suplência no IME. Foi a segunda tentativa em ambos os processos seletivos, conta. “Estudei várias horas por dia. Saía de casa cedo para as aulas da Engenharia Elétrica no Ifes. Depois ia para o cursinho ou para a biblioteca estudar, para o próprio curso ou para o vestibular. Graças a Deus todo o esforço está valendo a pena”, diz.

Ele conta que desde o 1º ano de Eletrotécnica pensava em fazer o vestibular do ITA, mas que agora sua preferência seria por entrar no curso do IME. “Lá, a gente só faz a opção da especialidade de engenharia no final do segundo ano. Gostaria de fazer Elétrica mesmo”, ressalta. “Seria um enorme desafio para mim, mas também me estimularia a usar todo o meu potencial e crescer.”

Os bons resultados não são novidade para ele. Em 2013, Renan foi aprovado no Ifes e ficou em 1º lugar do vestibular da Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes. Acabou optando por continuar estudando no campus Vitória, onde cursou Eletrotécnica.

Assunto(s): ITA , IME , unicamp , Ifes