Página inicial > Notícias > Projeto reutiliza componentes e monta computadores para alunos do Ifes em Linhares

Publicado: Sexta, 17 de Janeiro de 2014, 17h22 | Última atualização em Sexta, 17 de Janeiro de 2014, 17h34

O projeto “Inclusão digital de discentes em vulnerabilidade social dos cursos técnicos do Ifes – campus Linhares” capta materiais que seriam descartados e reaproveita todas as partes possíveis.

Reutilizar e reaproveitar ao máximo componentes e partes de computadores que seriam descartados para montar computadores e doar a estudantes. Essa é a proposta do projeto “Inclusão digital de discentes em vulnerabilidade social dos cursos técnicos do Ifes – campus Linhares”. O projeto é desenvolvido, desde agosto de 2012, pelo professor Carlos Jones Rebello Junior, do Curso Técnico em Automação Industrial, com o apoio da assistente social e da Diretoria de Pesquisa e Extensão do campus.

O professor Carlos conta que a ideia é receber doações – de pessoas e empresas – para montar as máquinas. “Pode ser computador velho ou novo, monitor, componentes, funcionando ou não funcionando. Não recebemos dinheiro, apenas peças usadas. O que for aproveitável botamos para funcionar e fazemos a doação”, explica.

Para aquilo que não funciona mais, são feitas várias tentativas de aproveitamento antes do descarte final, em local adequado. “O que não for possível mais de usar nas máquinas, usamos nas aulas do curso de Automação. Aquilo que é sucata mesmo também é utilizado para os alunos montarem protótipos. Partes como leds, resistor, capacitor, componentes de placas-mãe são aproveitadas. Só vai para o descarte quando não tem jeito.”

Em 2013, foram montadas 11 máquinas dessa forma, sendo que cinco já foram doadas. Os alunos interessados em receber uma delas devem procurar a Assistência Social do campus Linhares, que é responsável por avaliar a situação sócio-econômica do estudante e organizar o processo de doação.

Carlos explica que não são supercomputadores, mas permitem que o aluno acesse a Internet e utilize editor de texto e planilha de cálculos, auxiliando no processo de aprendizagem. Segundo ele, há computadores quase prontos para doação, mas existe uma dificuldade em conseguir periféricos, especialmente monitores.

Quem tiver interesse pode fazer a doação de materiais no campus Linhares, nos seguintes setores: Coordenadoria do Curso Técnico em Automação Industrial; Coordenadoria do Curso Técnico em Administração; e Coordenadoria de Apoio ao Ensino (CAE). O endereço do campus é Avenida Filogônio Peixoto, S/N, Bairro Aviso, CEP: 29901-291. Para mais informações, a pessoa pode ligar para o telefone do campus: (27) 3264-5700.