Página inicial > Notícias > Professores do Ifes têm trabalhos aprovados em eventos internacionais

Professores do Ifes têm trabalhos aprovados em eventos internacionais

Publicado: Segunda, 27 de Janeiro de 2014, 16h27 | Última atualização em Segunda, 27 de Janeiro de 2014, 17h22

Professor do campus Serra apresentará trabalho em simpósio na Coreia do Sul, em março.

Dois professores do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes tiveram seus artigos aprovados em congressos internacionais, que vão acontecer nos meses de março e abril. Fabiano Borges Ruy, do campus Serra, teve seu artigo aprovado no 29º Simpósio Internacional de Computação Aplicada (29th Symposium On Applied Computing), evento da Association for Computing Machinery (ACM). O simpósio será realizado de 24 a 28 de março, em Gyeongju - Coreia do Sul.

O trabalho, intitulado “Towards an Enterprise Ontology Pattern Language”, tem como assunto as Ontologias de Organizações e defende que elas sejam sistematizadas para favorecer sua reutilização. Fabiano desenvolveu o artigo em parceria com os professores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) Ricardo de Almeida Falbo, Giancarlo Guizzardi, Monalessa Perini Barcellos e João Paulo Andrade Almeida.

Já o outro docente selecionado para participar de evento internacional é José Claudio Valbuza, do campus Itapina. Seu trabalho foi aprovado na Conferência de Interação Universidade-Indústria (University-Industry Interaction
Conference). O artigo faz uma análise dos impactos da Lei da Inovação (Lei nº 10.973/2004) sobre quatro Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs) do País, comparando os ativos de Propriedade Intelectual antes e depois do referido marco legal.

O trabalho, de nome “The Impact Of The Innovation Law In Four Brazilian Institutions Scientific And Technological”, foi realizado juntamente a representantes de quarto ICTs do país: Deuzanira Lima dos Santos, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA); Elvira Carvajal, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro; Everaldo França, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS); e pela professora orientadora do projeto, Rita Pinheiro Machado, coordenadora geral da Academia do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

A Conferência procura discutir dificuldades e soluções para uma maior integração entre acadêmicos e as indústrias. Ela ocorre esse ano de 23 a 25 de abril em Barcelona, na Espanha.

Confira aqui o resumo do artigo, em inglês.

Assunto(s): apresentação , trabalho