Página inicial > Notícias > Projeto Apisfrut pretende auxiliar 700 famílias até 2015

Projeto Apisfrut pretende auxiliar 700 famílias até 2015

Publicado: Segunda, 27 de Janeiro de 2014, 17h38 | Última atualização em Segunda, 03 de Fevereiro de 2014, 11h40

A iniciativa capacitará as famílias para trabalhar com apicultura e fruticultura, buscando sua inserção no mercado e melhoria da sua qualidade de vida.

O projeto Apisfrut, que visa incentivar a apicultura e a fruticultura, promovendo a inclusão produtiva e o desenvolvimento social, teve suas atividades retomadas neste ano com uma reunião realizada em 20 de janeiro. No encontro entre representantes do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes e do instituto contratado para auxiliar na execução das ações, foram traçados planos e metas para o Apisfrut ao longo de 2014 e 2015. A intenção da iniciativa é, nesse tempo, capacitar cerca de 700 famílias em situação de extrema pobreza para a produção de mel e para a fruticultura com potencial apícola. As famílias participantes serão selecionadas por meio do cadastro do programa Brasil Sem Miséria, do governo federal. Elas deverão ser residentes nas áreas rurais de 30 municípios do Espírito Santo.

O Apisfrut teve início no ano passado, quando ocorreu a compra de parte do material que será distribuído e a contratação do Instituto Saviesa de Inovação e Tecnologia, que vai auxiliar o Ifes na execução de tarefas do projeto. Entre elas, estão a distribuição de kits de apicultura e a capacitação dos trabalhadores por meio de associações de produtores de mel e derivados. Os núcleos de incubação do Ifes oferecerão suporte de gestão e tecnologia.

Além do viés social, o Apisfrut também tem o objetivo de impulsionar a produção de mel no Estado promovendo a criação de um laboratório de certificação, sob a coordenação do Ifes. O investimento total do projeto – entre os anos de 2013 e 2015 – totalizará R$ 13 milhões. São parceiros da iniciativa o Ministério da Integração Nacional, o governo do Estado, prefeituras municipais, associações locais, entre outros.

Assunto(s): apisfrut , incubadora , agifes