Página inicial > Notícias > Comitês definem missão, valores e visão de futuro da instituição

Comitês definem missão, valores e visão de futuro da instituição

Publicado: Quarta, 05 de Fevereiro de 2014, 16h24 | Última atualização em Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 09h59

Itens fazem parte do Mapa Estratégico do Ifes, que será construído até esta quinta-feira (6) em evento com Comitês Locais de Planejamento Estratégico.

Os Comitês Locais de Planejamento Estratégico – PE do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes estiveram reunidos ontem (4) para o primeiro dia da Oficina de Mapa Estratégico. A atividade está sendo realizada no cerimonial MS Buffet, em Vitória, e vai até a quinta-feira (6), quando será consolidado o Mapa Estratégico do Ifes. Essa é a primeira reunião dos Comitês em 2014.

O mapa é um instrumento visual que reúne a missão, os valores, a visão e os objetivos de uma instituição, expressando, de forma sintética, a estratégia da organização.

No primeiro dia de encontro, os participantes definiram a missão, os valores e a visão de futuro do Instituto, com base na Matriz Swot (“strenghts” ou forças; “weaknesses” ou fraquezas; “opportunities” ou oportunidades; e “threats” ou ameaças) e o Modelo Institucional Canvas (que resume características da instituição e sua estratégia), que haviam sido construídos anteriormente.

Como missão do Ifes, ficou definido: “Promover educação profissional pública de excelência, integrando Ensino, Pesquisa e Extensão para a construção de uma sociedade democrática, justa e sustentável”. Foram apontados como valores institucionais: comprometimento, cooperação, ética, excelência, inclusão, responsabilidade social, sustentailidade e transparência.

Já a visão de futuro ganhou a seguinte definição: “Ser referência em educação profissional, proporcionando o desenvolvimento tecnológico e sócio-econômico do Espírito Santo, com reconhecimento nacional e internacional”.

Nesta quarta-feira (5), os participantes seguem para a elaboração dos resultados institucionais, dos pilares estratégicos e dos desafios estratégicos convergentes. Depois da finalização do Mapa Estratégico, os Comitês Locais voltarão a se reunir nos dias 20 e 21 de fevereiro para a atividade Método de Gestão de Projetos. Antes disso, nos dias 7 e 8 de fevereiro, a Equipe Gestora do Projeto tem um encontro para delinear indicadores e metas do PE.

PPI
Ainda no primeiro dia de atividades dos Comitês Locais, o professor Rony Cláudio de Oliveira Freitas fez uma breve apresentação sobre o Projeto Pedagógico Institucional – PPI do Ifes. Ele coordenou o trabalho de elaboração da minuta do PPI, junto com uma comissão nomeada por portaria. A minuta recebeu colaboração de pessoas de diversos campi do Instituto e agora está disponível para avaliação e contribuições de toda a comunidade acadêmica, on-line.

Rony ressaltou que as contribuições devem ser direcionadas e sistematizadas. “O PPI não apenas retrata o que já fazemos, mas também tem indicações do que nos comprometemos a fazer, é um documento transformador”, apontou em sua fala.

Veja mais informações.