Página inicial > Notícias > Pesquisa para implantar doutorado interinstitucional para servidores do Ifes

Pesquisa para implantar doutorado interinstitucional para servidores do Ifes

Publicado: Quarta, 12 de Fevereiro de 2014, 18h24 | Última atualização em Quarta, 12 de Fevereiro de 2014, 18h24

A Diretoria de Pós-Graduação levanta demanda para possível oferta de dois programas via Dinter: Engenharia Elétrica e Educação em Ciências e Saúde, em parceria com a UFRJ.

A Diretoria de Pós-Graduação do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes está colaborando para a viabilização de oferta de dois cursos de doutorado por meio uma parceria interinstitucional (Dinter) junto à Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

Os programas de pós-graduação em Engenharia Elétrica e em Educação em Ciências e Saúde são as duas propostas idealizadas para a parceria. Para uma análise aprofundada sobre a demanda dos programas pelos servidores do Instituto – desde número de vagas necessárias até áreas de interesse –, está sendo realizado um levantamento de informações on-line.

São dois formulários de pesquisa de demanda: Dinter em Engenharia Elétrica e Dinter em Educação em Ciências e Saúde, que podem ser respondidos de acordo com o programa de interesse do servidor. O prazo vai até dia 20 de fevereiro.

A ideia é que os cursos sejam ofertados em parte no campus Vitória, e que os participantes se afastem por um período de 9 a 12 meses, no decorrer do doutorado, para realização de atividades na UFRJ.

“Os projetos de Mestrado e Doutorado Interinstitucional (Minter e Dinter) permitem desfrutar da competência de programas de pós-graduação bem avaliados e reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio de estruturas de parceria ou cooperação interinstitucional, para colaborar com a formação de mestres e doutores fora dos centros/regiões mais consolidados de ensino e pesquisa", explicou o diretor de Pós-Graduação do Ifes, Rony Claudio de Oliveira Freitas.

A proposta de cooperação entre o Ifes e a UFRJ começou a ser articulada em 2012, mas por motivos de suspensão dos programas Minter e Dinter pela Capes, as atividades só puderam ser retomadas neste ano, informou Rony.

Pesquisadores do Instituto interessados em apresentar novos programas de mestrado profissional, propor mestrado ou doutorado acadêmicos, ou ainda, apontar suas próprias ideias de Minter/Dinter poderão inscrever suas sugestões. Confira o calendário de atividades da Capes

Assunto(s): dinter , capes , ufrj