Página inicial > Notícias > Aluna do campus Vitória tem o melhor desempenho da 1º etapa da Olimpíada Brasileira de Linguística

Publicado: Sexta, 14 de Fevereiro de 2014, 16h51 | Última atualização em Segunda, 30 de Junho de 2014, 12h21

Carolina Lima Guimarães obteve a maior nota entre candidatos de todo o Brasil.

A estudante Carolina Lima Guimarães, que cursa o 2º ano de Eletrotécnica no campus do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes em Vitória, garantiu a maior nota da 1ª etapa da Olimpíada Brasileira de Linguística – Obling. O resultado foi divulgado no último dia 11. Carolina ficou com 485 pontos, 13 a mais que o segundo colocado, e foi a única estudante do Estado a se classificar para a próxima fase.

A prova foi aplicada em novembro do ano passado, simultaneamente, em todos os colégios, cursos e institutos inscritos no Brasil. No campus Vitória, a coordenação da primeira etapa foi feita pelos professores Roberto Mauro Mendonça de Oliveira e Ana Maria Quirino. Treze alunos do campus se inscreveram para participar.

Nesta edição da Obling, foi feita uma homenagem ao Ano da Alemanha no Brasil, e trabalhou-se conteúdo relacionado ao Português e ao Alemão falado no País pelos descendentes dos imigrantes, por isso a edição recebeu o nome de Vina, nome com o qual os descendentes de alemães designam a salsicha. Basicamente, as provas da olimpíada tratam de questões estruturais de idiomas, com problemas que podem ser desvendados usando intuição linguística, raciocínio lógico e investigação.

Com o seu desempenho, Carolina já está convocada para a segunda etapa, que será realizada no mês de abril, em cidade ainda não definida pela organização. Participarão outros 41 estudantes classificados na primeira fase. Aqueles que se classificam nas duas etapas nacionais são convidados a disputar, como equipe, a etapa internacional. Nesta edição, ela ocorrerá no mês de julho, em Beijing, na China.