Página inicial > Notícias > Equipe do campus São Mateus participa de competição nacional de bajas

Equipe do campus São Mateus participa de competição nacional de bajas

Publicado: Terça, 11 de Março de 2014, 11h00 | Última atualização em Quinta, 13 de Março de 2014, 15h49

Grupo de 19 alunos e três servidores embarcou nesta terça-feira (11) para o evento, que será realizado em Piracicaba (SP), de 13 a 16 de março.

Um grupo de três servidores e 19 alunos dos cursos Técnico em Mecânica e Engenharia Mecânica, do campus do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes em São Mateus, embarcou nesta terça-feira (11) para Piracicaba (SP), onde será realizada a 20ª Competição Baja SAE Brasil. O evento reúne equipes de estudantes de todo o País, que apresentam, em diversos tipos de prova, os carros baja construídos por elas.

Os alunos de São Mateus desenvolveram um projeto real de um carro, desde sua a concepção até a construção. Na competição, que será realizada entre os dias 13 e 16 de março, eles colocarão o baja à prova, em disputas que testam a resistência, aceleração, segurança, arranque e frenagem do carro. O baja é um tipo de veículo feito a partir da modificação de um motor de Fusca, para utilização off-road.

Essa é a primeira participação do Ifes em competições desse tipo. O projeto do baja começou a ser desenvolvido no ano de 2010, no campus São Mateus, e foi concluído este ano pela equipe que participará da disputa em Piracicaba. A equipe é parte do Projeto de Extensão Baja do campus, sob a orientação do professor André Gustavo de Sousa Galdino e com a colaboração da professora Nágila de Fátima Rabelo Moraes. O servidor Huarley Lemke, que também é aluno de Engenharia Mecânica e integrante da equipe, acredita um bom resultado será alcançado em termos locais, entre os outros participantes do Espírito Santo.

“A equipe é nova, estamos aprendendo. Tivemos que criar tudo novo, não havia esse know-how, pois o próprio curso de Engenharia Mecânica é recente. O resultado que conseguimos até agora já é muito positivo”, avalia. O capitão do time e motorista do baja nas provas, Hóliver Zanete, da Engenharia Mecânica, diz que o carro está “legal”, pelos testes, e que está tranquilo para a disputa. “A gente treinou, agora é só chegar e ver o que vai acontecer.”

O estudante Tiago Pimenta, também de Engenharia Mecânica, conta que se envolveu no projeto do baja por achar muito interessante para o currículo acadêmico. “E essa competição vai agregar tanto no nosso currículo como pessoalmente, com a oportunidade de conhecer outras equipes e o trabalho delas”, aponta.

Márcia Poncidonio, aluna do Técnico em Mecânica, também pondera sobre os pontos positivos do trabalho. “A gente aprende muito. Trabalhamos como numa empresa, temos que lidar com os setores e com as pessoas. Além disso, tem também os conhecimentos práticos que adquirimos. Isso com certeza podemos aplicar dentro de uma indústria”, afirma.

Veja os membros da equipe:

Pedro Evêncio Teixeira
Jean Cassio Júnior