Página inicial > Notícias > Projeto leva estudantes para conhecer associação de capoeira

Projeto leva estudantes para conhecer associação de capoeira

Publicado: Segunda, 17 de Março de 2014, 17h50 | Última atualização em Quarta, 19 de Março de 2014, 17h41

O projeto “A Escola na Roda de Capoeira” visa valorizar a cultura afro-brasileira por meio da dança e tem apoio do campus Linhares.

Os participantes do projeto “A Escola na Roda de Capoeira”, coordenado pela diretora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do campus Linhares, Silvia Regina Ackermann, tiveram a oportunidade de visitar a Associação de Capoeira Dendê de São Mateus.
O encontro aconteceu no dia 8, na sede da associação, localizada no Centro Histórico de São Mateus. Os visitantes puderam trocar experiências com o grupo, coordenado pelo mestre Piau, e em seguida visitaram o Museu Intercontinental África Brasil.

“A Escola na Roda de Capoeira”, selecionado por edital da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), tem como objetivo valorizar a cultura afro-brasileira por meio da prática da capoeira. Ele envolve alunos do campus Linhares e das escolas Nossa Senhora da Conceição, Roberto Calmon, Princesa Isabel e Bartouvino Costa, formando um grupo de capoeira junto com o Reza Forte, que é coordenado pelo mestre Militão.

Iniciado em novembro do ano passado, o projeto consiste em aulas práticas e teóricas duas vezes na semana, pela manhã e à tarde. Os participantes recebem roupa para a prática e lanche. Além disso, foram adquiridos instrumentos como berimbau, pandeiros, atabaque, máquina fotográfica e som, assim como livros sobre o assunto. Os encontros teóricos sobre a história da capoeira são realizados com o apoio dos professores do campus.

O projeto, que no mês de fevereiro também realizou uma oficina de construção de berimbau, tem o apoio do campus Linhares, da Secult e do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura).

Assunto(s): capoeira , projeto