Página inicial > Notícias > Planejamento Estratégico do Ifes entra na reta final

Planejamento Estratégico do Ifes entra na reta final

Publicado: Quarta, 12 de Março de 2014, 16h12 | Última atualização em Quarta, 12 de Março de 2014, 16h12

Com a realização das próximas etapas, entre 19 e 21 de março, Instituto concluirá seu portfólio de projetos.

O Planejamento Estratégico do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes entrará na sua reta final no mês de março, com a realização, entre os dias 19 e 21, de mais três etapas: Peso dos Critérios do Portfólios de Projetos; Validação do Modelo de Governança e das Metas; e Balanceamento de Portfólio.

A primeira reunião, do dia 19, será feita entre a equipe gestora do planejamento, para pontuar os critérios de avaliação das propostas que vão compor o portfólio do Ifes. Na etapa seguinte, o Colégio de Dirigentes vai validar o modelo de governança e as metas estabelecidas para a instituição.

As metas são os resultados a serem obtidos, considerando os indicadores de desempenho definidos para o monitoramento da estratégia do Ifes. Já o modelo de governança estabelece o sistema pelo qual as organizações são dirigidas e controladas. Relaciona-se aos mecanismos de gestão e à maneira pela qual aqueles que a controlam são responsabilizados por seu desempenho.

“A boa governança implica existência de um modelo de gestão definido, o qual deve ser explícito e claro para todos”, explica o consultor Bruno Viotti, da Gdconsult, empresa que auxilia o Ifes no processo de planejamento.

No dia 21, quando ocorrerá a oficina de Balanceamento do Portfólio, o Colégio de Dirigentes vai atuar para a construção de um portfólio de projetos para a organização alinhado ao planejamento estratégico, às demandas e ao enfrentamento dos problemas institucionais.

Com a conclusão dessas etapas, ficarão pendentes apenas as atividades de divulgação do documento final, que devem ser realizadas entre os dias 31 de março e 4 de abril, nos campi e Reitoria.