Página inicial > Notícias > Ifes terá 54 indicadores para acompanhar impacto de projetos

Ifes terá 54 indicadores para acompanhar impacto de projetos

Publicado: Quarta, 09 de Abril de 2014, 14h20 | Última atualização em Segunda, 05 de Maio de 2014, 14h27

Os índices de avaliação são ligados aos objetivos estratégicos traçados dentro do Planejamento do Ifes.

Os projetos definidos dentro do Planejamento Estratégico do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes para serem executados até 2018 terão seu impacto avaliado e medido, periodicamente, por meio de 54 indicadores. Esses índices de avaliação foram definidos pelos responsáveis por diversos setores no Instituto e validados com o Colégio de Dirigentes.

Os indicadores são diretamente ligados aos objetivos estratégicos do Ifes, sendo que para alguns objetivos há um ou mais indicadores que devem ser observados. Eles ajudam a medir se um projeto está surtindo o efeito desejado para aproximar a instituição daquele objetivo específico traçado no Planejamento Estratégico.

Por exemplo, para o propósito de “Incentivar pesquisa aplicada e extensão” foram estabelecidos cinco indicadores a serem analisados: “Número de Propostas aprovadas no CNPq e na Fapes”; “Número de Pesquisas”; “Número de Pesquisas Aplicadas”; “Número de Ações de Extensão”; “Volume de Recursos Extraorçamentários para Pesquisa”.

Partindo da análise do cenário atual e de anos anteriores, foi elaborada uma fórmula matemática para o indicador. Os resultados numéricos apresentam o índice correspondente à realidade de cada ano. Então, foram projetadas as expectativas para os próximos cinco anos, com o índice que se pretende atingir.

Dentro do Conselho de Governança, Planejamento e Administração do Planejamento Estratégico, esses valores serão monitorados pela Unidade de Informação Gerencial. A unidade receberá as informações da figura do Responsável pelo Indicador (considerando que haverá vários servidores nessa posição).

A Unidade de Informação Gerencial faz parte da Diretoria de Planejamento junto com o Líder de Portfólio e dará uma avaliação do trabalho que está sendo executado. A partir daí, o Líder de Portfólio, em contato com os líderes de Programa, poderá auxiliar nos ajustes que eventualmente forem necessários.