Página inicial > Notícias > Chamada Universal do CNPq disponibiliza R$ 200 milhões para pesquisadores

Chamada Universal do CNPq disponibiliza R$ 200 milhões para pesquisadores

Publicado: Quinta, 08 de Maio de 2014, 14h35 | Última atualização em Sexta, 09 de Maio de 2014, 14h22

Diretoria de Pesquisa do Ifes destaca que essa é uma excelente oportunidade para iniciativas do Instituto, inclusive aquelas que já foram submetidas aos editais do Pibic e Pibiti.

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq acaba de lançar a Chamada Universal– MCTI/CNPq Nº 14/2014, destinada a selecionar para apoio financeiro projetos em qualquer área do conhecimento, que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e inovação do País.

São três faixas de financiamento: a “faixa A”, para projetos de até R$ 30 mil; a “faixa B”, para projetos de até R$ 60 mil; e a “faixa C”, para projetos de até R$ 120 mil. As inscrições já estão abertas e deverão ser feitas on-line até 16 de junho.

A Diretoria de Pesquisa do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes aponta que os projetos submetidos recentemente aos editais dos programas de fomento interno da instituição, como Pibic e Pibit, também podem ser inscritos nesta chamada. “Acreditamos que muitos dos nossos pesquisadores estão capacitados para concorrer”, destacou o diretor de Pesquisa, André Assis Pires.

Ele aponta que uma das vantagens deste edital para o Ifes refere-se ao fato de que 30% dos recursos serão obrigatoriamente destinados a instituições da regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste, e o Espírito Santo enquadra-se perante ao CNPq como região Nordeste – o que deve ser indicado no formulário de inscrição.

Os itens financiáveis pela chamada são materiais de consumo, materiais permanentes, equipamentos, diárias, passagens, dentre outros. André destaca ainda que é possível solicitar diferentes tipos de bolsas, sendo que os valores delas serão concedidos à parte, ou seja, não estão nos R$ 200 milhões da chamada.

“Nós da Diretoria de Pesquisa visualizamos uma grande oportunidade de captação externa de recursos para nossos projetos de pesquisa e convidamos a todos os pesquisadores a submeterem seus projetos.”

Acesse a Chamada Universal– MCTI/CNPq Nº 14/2014.