Página inicial > Notícias > Alunos do Cefor criam sistema para medir aprendizagem em programação

Alunos do Cefor criam sistema para medir aprendizagem em programação

Publicado: Quinta, 29 de Junho de 2017, 14h56 | Última atualização em Quinta, 29 de Junho de 2017, 15h02

Sistema PCodigo II mostra dificuldades, boas práticas e até possíveis plágios.

cefor sistema grupo

Professora Mariella Berger; alunas Anne Caroline Silva, Helen França Medeiros e Mônica Ferreira Silva;
professora Márcia Gonçalves; e os alunos Lucas Erlacher e Leonardo Lel Reblin. (Foto: Cefor).

Um grupo de alunos do curso de Programação C Essencial e Avançada, ofertado pelo Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância do Ifes (Cefor), desenvolveu um sistema para medir e diagnosticar a aprendizagem em disciplinas de programação. O Sistema PCodigo II foi criado pelos alunos Helen França, Mônica Ferreira, Anne Caroline, Lucas Erlacher, Elias Oliveira, Leonardo Reblin (da Ufes) e pelo desenvolvedor Adler Neves, sob a orientação das professoras Marcia Oliveira e Mariella Andrade.

O PCodigo II faz uma espécie de raio-X da aprendizagem em programação, possibilitando o diagnóstico de dificuldades de aprendizagem, de boas práticas de programação e plágios de códigos-fontes. Para isso, o sistema utiliza 328 métricas de software. Por meio dos mapas de visualização do sistema, o professor pode analisar e comparar rapidamente as soluções de programação dos exercícios de seus alunos e obter inclusive informações de plágios.

A professora Márcia Oliveira explica que a ideia de utilizar métricas de software na representação de perfis de estudantes de programação surgiu a partir da necessidade de quantificar o trabalho de programação, para que “variáveis indicassem, por exemplo: o esforço de programação, complexidade de código, número de variáveis, número de linhas de código, eficiência e número de funções”.

O sistema PCodigo II é resultado do projeto Análise da Aprendizagem de Programação por Tecnologias de Reconhecimento de Padrões, vinculado ao grupo de pesquisa Tecnologias Digitais e Práticas Pedagógicas do Cefor.

*Com informações do Cefor.