Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Produtores de arábica já podem enviar amostras para o “Cup of Excellence”
Início do conteúdo da página

Produtores de arábica já podem enviar amostras para o “Cup of Excellence”

Publicado: Terça, 04 de Julho de 2017, 13h22 | Última atualização em Sexta, 07 de Julho de 2017, 14h34

Concurso internacional de cafés de qualidade acontece no Campus Venda Nova do Imigrante, em outubro.

Entre os dias 16 e 22 de outubro, o Campus Venda Nova do Imigrante, Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), será a instituição anfitriã do concurso de qualidade “Cup of Excellence”. Produtores de café arábica, interessados em participar, já podem enviar suas amostras. O regulamento da competição foi publicado nesta terça-feira (4) e pode ser acessado no site do evento.

O concurso é realizado anualmente em vários países e premia os melhores cafés de cada local. O evento conta com a participação de 30 a 40 importadores de cafés especiais e também juízes de várias partes do mundo, como Ásia, América do Norte, e Europa.

Ao longo de toda a semana de evento, acontecem as provas de “cupping”, em que os juízes fazem as avaliações sensoriais dos cafés, e não é permitida a participação do público externo, em função de as avaliações e protocolos exigirem concentração, silêncio e destreza. Já no último dia, o concurso é aberto ao público e aos produtores para a degustação dos 10 melhores cafés do grupo de “naturais” e “pulped” (lavados).

O “Cup of Excellence” é promovido pela Aliance for Coffee Excellence e, no Brasil, a organização é feita pela Brazilian Specialty Coffee Association (BSCA) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), com o apoio do Governo Federal, Secretaria de Estado da Agricultura, Incaper, Embrapa Café, Sebrae-ES, Fazenda Camocim, Sicoob e Coopeavi e de diversas empresas.

Leia o regulamento (arquivo .pdf, tamanho 285 kb).

 

Fim do conteúdo da página