Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Campus Cachoeiro inaugura Galpão de Laboratórios de Mecânica
Início do conteúdo da página

Campus Cachoeiro inaugura Galpão de Laboratórios de Mecânica

Publicado: Terça, 14 de Novembro de 2023, 12h05 | Última atualização em Terça, 14 de Novembro de 2023, 18h57

Obra conclui as entregas pactuadas no projeto Reitoria Itinerante.

WhatsApp Image 2023 11 14 at 18.55.08O Campus Cachoeiro de Itapemirim do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) realizou, nesta terça-feira (13), a cerimônia de inauguração do Galpão de Laboratórios da Área de Mecânica. O espaço, com 944 m2, foi a última das entregas solicitadas pela comunidade durante o projeto Reitoria Itinerante, realizado em 2020. O Galpão vai atender disciplinas dos cursos técnicos e das Engenharias do campus e contou com investimentos de cerca de R$ 2,4 milhões. A obra foi viabilizada a partir de emenda parlamentar ao Orçamento da União do deputado federal Evair de Melo.

Durante a cerimônia, o reitor do Ifes, Jadir José Pela, destacou a importância das inaugurações com a presença da sociedade, como forma de prestar contas dos recursos indicados pelos parlamentares ao Ifes. “Temos um excelente relacionamento com toda a bancada, que têm viabilizado grandes conquistas para nossa Instituição. Agradecemos muito ao deputado Evair de Melo, que apostou em nossa capacidade de entregarmos mais essa obra”, disse. 

Jadir destacou ainda que o Ifes olha para o futuro, com ações de internacionalização, inovação, empreendedorismo e capacitação de servidores, mas sem perder de vista os investimentos para garantir o atendimento às demandas dos alunos e servidores do Ifes por infraestrutura. “Todos os nossos campi precisam ter concluídas ou reformadas suas praças esportivas, refeitórios e laboratórios. Também acreditamos que ações  para a sustentabilidade financeira são fundamentais, como por exemplo as usinas fotovoltaicas, que reduzem a conta de energia e permitem ampliarmos os recursos para projetos de ensino, pesquisa e extensão", lembrou. 

WhatsApp Image 2023 11 14 at 18.51.42
O diretor-geral do Campus, Edson Maciel Peixoto, agradeceu a presença de alunos, servidores e de autoridades e empresários do município. Ele também ressaltou o papel do deputado federal para o sucesso da unidade. “Obrigado por acreditarem em nós. Tenham a certeza de que estamos devolvendo à sociedade na forma de ensino, pesquisa e extensão de qualidade cada parceria firmada”, disse.

O deputado federal Evair de Melo falou sobre sua satisfação ao ver o Campus Cachoeiro de Itapemirim se desenvolvendo. “Todos sabem do meu apreço ao Ifes, principalmente aos campi de Cachoeiro, Alegre e Venda Nova do Imigrante, e gostaria de destacar que enxergo neste campus uma forte vocação para o futuro. A mineração é parte fundamental do processo de inovação tecnológica, como os veículos elétricos, por exemplo. É importante que empresários estejam sendo ouvidos e trabalhadores estejam sendo bem formados, para que todos possam desfrutar dos ganhos da economia do futuro e a região possa se desenvolver”, disse.

Placa

Reitoria Itinerante

Edson Maciel lembrou que todas as ações que foram definidas pelos alunos e servidores do Campus na Reitoria Itinerante foram executadas. “Desde 2018, ampliamos os recursos para alimentação estudantil, reformamos e ampliamos os refeitórios, viabilizamos a construção e o equipamento de laboratórios, ampliamos ações de pesquisa e extensão, implementamos um programa de visitas técnicas, contratamos professores, adquirimos computadores, melhoramos a biblioteca, entregamos um novo bloco de laboratórios e salas e aula e agora estamos, finalmente, entregando o Galpão de Laboratórios da Área de Mecânica, encerrando um ciclo virtuoso que contou com a participação de todos”, disse. 

Durante a cerimônia, o coordenador do Projeto Reitoria Itinerante e hoje diretor de Implantação da Cidade da Inovação, Dennis Cazeli Ferreira, foi homenageado pelo diretor do campus com a entrega de um certificado. 

Hub de Inovação Distrito 28

Ainda durante as falas na cerimônia, houve uma apresentação do Hub de Inovação Distrito 28, que vai funcionar em um imóvel no Centro de Cachoeiro de Itapemirim, cedido pela Secretaria de Patrimônio da União. O espaço, que está localizado na Avenida Antônio Penedo, no centro econômico da cidade, possui uma área total de 1091,00 m², com aproximadamente 280 m² de área construída. O Hub nasce conectado à plataforma Cidade da Inovação.

Em sua fala, Edson informou que já havia solicitado ao gabinete do deputado indicação de emenda orçamentária para obras no espaço, que começa a funcionar ainda este ano, no valor de R$ 1,3 milhão. O deputado respondeu em seguida, confirmando  o compromisso com os recursos. “Podem contar comigo. Essa será a minha primeira emenda de 2024”, disse. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página