Página inicial > Notícias > Começa a 7ª Jornada de Integração do Ifes no Campus Santa Teresa

Começa a 7ª Jornada de Integração do Ifes no Campus Santa Teresa

Publicado: Quinta, 16 de Novembro de 2023, 18h11 | Última atualização em Quinta, 16 de Novembro de 2023, 18h11

Abertura foi realizada na manhã desta quinta-feira (16), com palestra e apresentações culturais.

Teve início nesta quinta-feira (16) a 7ª Jornada de Integração do Ifes. Nesta primeira etapa, que concentra os trabalhos e campi da Região Norte, o evento está sendo realizado no Campus Santa Teresa. A mesa de abertura contou com a presença do diretor-geral do campus, Ednaldo Miranda de Oliveira; do deputado federal Paulo Foletto; da pró-reitora de Ensino, Adriana Pionttkovsky Barcellos; do pró-reitor de Extensão, Lodovico Ortlieb Faria; do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, André Romero; do diretor-geral do Campus Nova Venécia, Anderson Bozzetti, representando os diretores-gerais; de do diretor de Pesquisa do Ifes e presidente da comissão organizadora da Jornada, Wanderson Romão.

Romão enfatizou que o evento foi organizado com muito carinho para marcar o importante momento da conclusão de vários trabalhos de Pesquisa, Ensino e Extensão, além de promover a integração da comunidade acadêmica. Ele informou que, nessa etapa da Região Norte, serão apresentados, no total, 289 projetos, desenvolvidos por cerca de 500 estudantes. Ele apontou que a etapa teve aproximadamente mil inscritos nas atividades da programação. O presidente da comissão fez ainda um agradecimento a todos os membros da comissão.

Anderson Bozzetti destacou a qualidade dos trabalhos que participam da Jornada, e lembrou que esta é uma oportunidade para partilhar e levar as experiências para serem aplicadas nos campi. Já o pró-reitor André Romero enfatizou o valor dos projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão na vida acadêmica dos estudantes. “Estudos demonstram há mais de 20 anos que a iniciação científica traz vários benefícios ao aluno”, comentou, se referindo ao impacto tanto para a vida acadêmica quanto para a pessoal e profissional.

André Romero passou ainda números da Pesquisa. “Em 2010, tínhamos entre 100 e 200 alunos na iniciação científica. Neste ano tivemos quase mil propostas de trabalho submetidas para o Programa Institucional de Iniciação Científica, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação.” Ele fez também um agradecimento ao reitor e à gestão do Ifes pelo apoio contínuo a essas atividades.

Em sua fala, o pró-reitor Lodovico Ortlieb Faria se dirigiu aos estudantes. “Aqui, não vamos apenas apresentar trabalhos. Vamos ter oportunidade de ver, conhecer, ouvir, falar, perguntar, responder e vivenciar o que os nossos campi têm feito durante esse tempo.” Ele reforçou a mensagem de que é preciso produzir ciência para dar protagonismo ao Brasil no cenário internacional e incentivou os estudantes a se dedicarem sempre aos seus estudos e projetos.

A pró-reitora Adriana Pionttkovsky Barcellos agradeceu a dedicação da equipe do Campus Santa Teresa para receber a Jornada. Ela falou da importância da popularização da ciência, lembrando que todos os trabalhos apresentados são uma forma de trazer a ciência para o cotidiano das pessoas. “Espero que sejam debates riquíssimos, e que todos possam inspirar e ser inspirados para que os trabalhos possam ser cada vez mais integrados e acessíveis.”

O deputado Paulo Foletto também falou aos estudantes para não limitarem suas aspirações, sonhos e possibilidades, lembrando que há vários desafios nos quais a ciência pode fazer a diferença – como na degradação ambiental. Ele convidou os presentes a pensar numa ciência que contribua com a felicidade de quem está do nosso lado.

Palestra
Depois da solenidade, o professor doutor Alexandre Pio Viana, da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), fez a palestra de abertura com o tema “Cenário da pesquisa do Brasil – perspectivas e desafios”. Alexandre é coordenador de vários projetos de pesquisa e professor do Laboratório de Melhoramento Genético Vegetal. Ele iniciou sua fala mostrando dados que expressam sua preocupação com a queda no número de ingressantes em cursos superiores e de pós-graduação.

Ele colocou pontos para refletir sobre os motivos da baixa procura pela universidade: como o aspecto econômico (valores baixos de bolsas e incentivos); impacto das redes sociais e do estilo de contratação das chamadas "big techs”, que não valorizam a formação acadêmica; entre outros. Entretanto, destacou, “a formação acadêmica é importante para nós como país e como cidadãos”.

O professor explicou que há várias demandas e oportunidades, e defendeu a modernização dos modelos de fomentar a inovação nas universidades. Ele falou sobre a possibilidade de formação de um novo ambiente de inovação e empreendedorismo no sistema universitário brasileiro, de modo a acelerar o processo de inovação com novas startups dentro das universidades.

A solenidade e a palestra de abertura foram transmitidas ao vivo pelo YouTube do Ifes. Confira a gravação.

Apresentações

Após a palestra, o ex-servidor do Campus Santa Teresa Geraldo Majella fez uma apresentação de violão clássico, tocando canções de compositores brasileiros, italianos, espanhóis e africanos. Em seguida, estudantes que frequentam a oficina de teatro do campus apresentaram o esquete de humor "As pérolas da Dona Maria".