Página inicial > Notícias > Processo seletivo do Ifes oferta 266 vagas em cursos de graduação

Processo seletivo do Ifes oferta 266 vagas em cursos de graduação

Publicado: Sexta, 17 de Novembro de 2023, 15h45 | Última atualização em Quinta, 23 de Novembro de 2023, 18h57

Seleção será por meio de prova de redação.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) lançou edital de processo seletivo unificado para vagas em cursos de graduação presenciais. Neste edital, a seleção será por meio de prova de redação. São 266 vagas nos campi de Alegre, Barra de São Francisco, Centro-Serrano, Ibatiba, Itapina, Montanha, Venda Nova do Imigrante.

Acesse o edital em: ifes.edu.br/2024.

As inscrições podem ser feitas de 20 de novembro até 10 de dezembro pelo formulário: forms.gle/Gg6VsyL6z6kFBv4L8. Para se inscrever, é preciso ter terminado o ensino médio. Não há cobrança de taxa de inscrição.

O início das aulas para os aprovados será no primeiro semestre letivo de 2024, conforme calendário acadêmico de cada campus do Ifes.

Sisu
O Ifes continua ofertando vagas em cursos de graduação presenciais por meio do Sistema de Seleção Unificada, o Sisu. A única diferença é que os cursos ofertados neste processo seletivo ofertarão um número menor de vagas no Sisu 2024.

O candidato pode se inscrever neste processo seletivo e no Sisu. A diferença é que neste processo seletivo, a seleção será por meio de uma prova de redação. No Sisu, a seleção utiliza a nota do Enem do ano anterior. O cronograma do Sisu 2024 ainda será divulgado pelo Ministério da Educação (MEC).

Ação afirmativa (cotas)
Para todos os cursos, metade das vagas ofertadas são reservadas às ações afirmativas (cotas), que têm subdivisões de acordo com critérios de renda, cor/raça/etnia e pessoas com deficiência. Para concorrer a uma das vagas de ações afirmativas o primeiro critério é ter cursado todo o ensino médio em escola pública.

As ações são divididas em duas partes, seguindo critérios de renda: metade das vagas para quem tem renda familiar per capita igual ou menor a R$1.320 e metade das vagas sem necessidade de comprovação de renda. Dentro cada uma dessas metades, há a reserva para quem se autodeclara preto, pardo, indígena, ou de outras etnias, e ainda pessoa com deficiência.

O candidato fará a opção pela ação afirmativa (caso se encaixe nos critérios) ou poderá ainda optar por se inscrever nas vagas de ampla concorrência. A classificação dos candidatos será feita entre os inscritos para cada curso e tipo de ação afirmativa ou ampla concorrência.

Confira a lista de cursos que serão oferecidos em cada campus:

Campus de Alegre
Agronomia - 20 vagas
Ciências Biológicas (licenciatura) - 20 vagas
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - 20 vagas
Tecnologia em Cafeicultura - 20 vagas

Campus Barra de São Francisco
Administração - 20 vagas

Campus Centro-Serrano
Administração - 20 vagas

Campus Ibatiba
Engenharia Ambiental - 20 vagas
Pedagogia (licenciatura)- 20 vagas

Campus Itapina
Agronomia - 20 vagas
Pedagogia (licenciatura) - 20 vagas
Zootecnia - 20 vagas

Campus Montanha
Tecnologia em Gestão Ambiental - 30 vagas

Campus Venda Nova do Imigrante
Ciência e Tecnologia de Alimentos - 16 vagas

Informações completas sobre os cursos de graduação do Ifes estão disponíveis em: ifes.edu.br/cursos/graduacao.

*Atualizado em 23/11/2023