Página inicial > Notícias > 7ª Jornada de Integração do Ifes inicia as atividades da edição regional Sul

7ª Jornada de Integração do Ifes inicia as atividades da edição regional Sul

Publicado: Terça, 21 de Novembro de 2023, 14h39 | Última atualização em Terça, 21 de Novembro de 2023, 16h17

Evento acontece nestas terça e quarta-feiras (21 e 22) no Campus Cachoeiro de Itapemirim

A programação da edição da 7ª Jornada de Integração do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) - Região Sul teve início na manhã desta terça-feira (21), com falas de gestores do Ifes e palestra magna. A programação segue até esta quarta-feira (22), com apresentações de trabalhos, oficinas, rodas de conversa e apresentações culturais.

A solenidade de abertura contou com a presença de estudantes e servidores dos campi de Cachoeiro de Itapemirim, Alegre, Piúma, Guarapari, Venda Nova do Imigrante e Ibatiba. O reitor do Ifes, Jadir Pela, agradeceu as presenças e falou sobre a importância da conexão entre a formação, a produção de conhecimentos a partir da investigação científica e a relação com a comunidade, por meio das áreas de ensino, pesquisa e extensão."Nascemos como Institutos Federais justamente para que o ensino, a pesquisa e a extensão pudessem, juntas, favorecer o desenvolvimento das regiões onde estamos", pontuou.

Assista ao vídeo da transmissão ao vivo da programação da manhã desta terça-feira:

O presidente da comissão organizadora central da Jornada, Wanderson Romão saudou os presentes e apresentou alguns números do evento. Ele informou que o evento reúne cerca de 3 mil inscritos nas 3 regiões. "Em Cachoeiro de Itapemirim, a expectativa é de que participem aproximadamente 400 pessoas e sejam apresentados 207 trabalhos.", revelou

Mais cedo, Romão falou sobre as expectativas para a edição Região Sul da Jornada. Ouça o áudio:

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, André Romero, destacou a importância da iniciação científica para a aprendizagem da capacidade de trabalhar em grupo. "Essa é uma capacidade que temos perdido, mas é essencialmente uma característica humana que a IC nos ajuda a resgatar", disse.

Representando os diretores-gerais, a diretora-geral do Campus Venda Nova do Imigrante, Maira Maciel, destacou a quantidade de trabalho para que uma pesquisa se transforme em um pôster acadêmico. Ela reforçou a importância da valorização desses momentos."Aproveitem para trocar ideias, pois no futuro vocês se lembrarão com carinho de cada momento desses dias", sugeriu.

A pró-reitora de Ensino, Adriana Pionttkovsky, reforçou a importância de se encontrar os pontos de integração entre o ensino, a pesquisa e a extensão, mesmo que as áreas possuam estruturas distintas, para viabilizar sua gestão. "É um modelo de organização que facilita os processos, mas precisamos lembrar que viver o ensino para além da sala de aula, na integração com a pesquisa e a extensão", disse.

Já o diretor-geral do Campus Cachoeiro de Itapemirim fez uma dinâmica para mostrar as dimensões da integração que se pretende no Ifes. O diretor chamou representantes de alunos, servidores técnico-administrativos e docentes, para mostrar a integração entre os segmentos da comunidade. Depois, chamou representantes dos campi, para mostrar a dimensão da integração a partir das unidades da Rede Ifes. Por fim, chamou servidores e servidoras do ensino, da pesquisa e da extensão, para representar a integração das áreas de atuação. Ao final, Edson distribuiu placas redondas em acrílico, com um quebra cabeças, cada um com uma parte faltante. “Que cada um e cada uma de nós possa ser a peça faltante no quebra-cabeças, para que possamos ter uma integração verdadeira”, disse.

Palestra

Após a solenidade, os participantes puderam acompanhar a palestra “A importância da ciência, tecnologia e inovação para a sociedade”, com o professor André Romero. Ele exemplificou, a partir das pesquisas em nanotecnologia, como a ciência básica e as pesquisas aplicadas podem ser importantes para a vida das pessoas. André também evidenciou, a partir de dados sobre pesquisa na área da produção de medicamentos, como o investimento em ciência, tecnologia e inovação podem ser determinantes para o desenvolvimento de determinado país. “O retorno do investimento em pesquisas sobre medicamentos é gigante, mas também é uma questão de soberania”, apontou.