Página inicial > Notícias > Aula show apresenta a matemágica na 7ª Jornada de Integração do Ifes

Aula show apresenta a matemágica na 7ª Jornada de Integração do Ifes

Publicado: Terça, 21 de Novembro de 2023, 18h41 | Última atualização em Terça, 21 de Novembro de 2023, 18h42

Atividade fez parte do primeiro dia da edição regional Sul da Jornada nesta terça-feira (21)

Humberto Silveira Gonçalves é professor de matemática do Campus Piúma do Ifes. Sob olhar atento da plateia, ele faz números de mágica profissional na quadra do Campus Cachoeiro, onde acontecem as principais atividades da edição regional Sul da 7ª Jornada de Integração do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). A aula show tem o nome de “Matemágica com Prof1Berto”, e revela a intenção do docente: “em 2019 eu comecei a estudar mágica profissional, uma vontade que tinha desde criança. E por ser matemático, comecei a me dedicar às mágicas que são automáticas, que funcionam apenas com a matemática, as chamadas matemágicas. No começo, eu queria trabalhar conceitos com meus alunos em sala de aula, como probabilidade e análise combinatória”, explica.

Mas a aula começou a fazer sucesso entre os discentes e o professor resolveu levar para outras escolas de Piúma, como forma de atrair os alunos para aprender matemática. Ele conta que começou a oferecer primeiro para professores conhecidos, mas com o apoio das redes sociais, ficou famoso na cidade e na região. “Comecei em meados de 2019 e no final do ano eu tinha realizado 52 apresentações. Tinha semana que eu ia em 3 escolas”, conta.

Para o professor, a matemágica tem um papel fundamental no ensino de matemática, pois contribui para a desmistificação de truques que são feitos apenas com a utilização da matemática. Mais do que isso, também ajuda a despertar o interesse pela disciplina. “O aluno não pode ter aquele pessimismo de falar que não sabe ou que não aprende matemática. Todo mundo tem um conhecimento lógico, e com esse número a gente desmistifica a matemática como monstro”, defende.