Página inicial > Notícias > Apresentações de trabalhos e planetário móvel marcam o primeiro dia de atividades da Jornada de Integração do Ifes

Publicado: Terça, 21 de Novembro de 2023, 19h46 | Última atualização em Terça, 21 de Novembro de 2023, 20h15

Apresentações de projetos de ensino, pesquisa e extensão aconteceram em rodas de conversa, nos estandes e na área de fixação de pôsteres acadêmicos

A tarde desta terça-feira (21) na edição regional Sul da 7ª Jornada de Integração do Ifes foi marcada pela apresentação de trabalhos acadêmicos dos campi Cachoeiro de Itapemirim, Guarapari, Alegre e Piúma. Ao todo, foram 141 planos de trabalhos de pesquisas e 34 trabalhos de ensino e extensão avaliados em rodas de conversas, estandes de exposição e pôsteres afixados na quadra de esportes do Campus. Os trabalhos melhores avaliados receberão menções honrosas, que serão entregues na cerimônia de encerramento da edição, que acontecerá nesta quarta-feira (22).

A estudante Maria Eduarda Lima e o estudante Guilherme Mozer Mantovani estão no 4º ano do curso técnico em Eletrotécnica do Campus Guarapari e participam de um projeto de automação de um protótipo de uma carreta bitrem, que visa desenvolver mecanismos para auxiliar no estacionamento do veículo. Os experimentos são feitos a partir de uma miniatura que foi recuperada pelos alunos. “Essa carreta miniatura foi doada por uma empresa para um projeto da Ufes e depois para o Ifes por intermédio de um professor que está de licença. Ela possuía mecanismos antigos e resolvemos imprimir algumas partes em uma impressora 3D e elaborar um novo projeto em cima do mesmo veículo”, conta Maria Eduarda, chamada pelos colegas de "Madu". Apelidos fofos, aliás, parecem ser uma marca do Lab. Penguin, o Laboratório de pesquisa e desenvolvimento de projetos na área de visão computacional, automação e robótica do Ifes Campus Guarapari. O professor orientador, Leonardo “Messi” de Assis, explicou a importância da ação para o desenvolvimento de competências entre estudantes participantes da iniciação científica. “São alunos dos cursos técnicos que estão tendo acesso a conhecimentos complexos sobre programação, desenvolvimento de soluções e componentes eletrônicos bem atuais”, defendeu.

Outra ação que movimentou o pátio principal do Ifes foi o Planetário Móvel do Campus Guarapari, que exibiu filmes e imagens ao longo de todo o dia desta terça-feira. A iniciativa partiu do professor de Física Adriano Mesquita, que tinha a intenção de iniciar atividades de astronomia na unidade. “Conseguimos um telescópio com a Universidade Federal de Minas Gerais e um pequeno espaço no campus, onde podíamos realizar as observações do céu noturno com os alunos. Mas a necessidade de democratizar o acesso aos conhecimentos em astronomia, principalmente para a comunidade externa, como por exemplo os alunos da rede municipal, nos mostrou a necessidade da aquisição de um planetário móvel”, contou.

A iniciativa conta com a participação de alguns estudantes, entre eles Harley Vitor Nogueira e Anna Carolyna Binda Breda, do 3º ano dos cursos técnicos em Eletrotécnica e Administração do Campus. Os discentes relatam a importância do projeto em suas trajetórias acadêmicas. “Ao fazer as apresentações para os alunos do ensino fundamental, eu despertei para a possibilidade do ensino de astronomia, e hoje tenho vontade de ser um educador”, explicou Harley. Anna Carolyna tem seu interesse de pesquisa no assunto “Galáxias” e destaca a experiência em trazer o planetário para a Jornada de Integração. “É muito legal ver o brilho nos olhos dos estudantes que estão aqui e toda essa interação com alunos de outros campi. Todos são muito engajados e cada vez que eu apresento eu aprendo mais, com os questionamentos e colocações dos colegas”, afirma.