Página inicial > Notícias > Palestras abrem o segundo dia da 7ª Jornada de Integração do Ifes - Região Sul

Palestras abrem o segundo dia da 7ª Jornada de Integração do Ifes - Região Sul

Publicado: Quarta, 22 de Novembro de 2023, 11h18 | Última atualização em Quarta, 22 de Novembro de 2023, 11h20

Programação segue ao longo desta quarta-feira (22) no Campus Cachoeiro de Itapemirim

As primeiras atividades da programação da edição regional Sul da 7ª Jornada de Integração do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) foram palestras sobre aproveitamento de resíduos na agricultura e atendimento a alunos com necessidades específicas.

No Bloco 5, o bolsista Dr. Julio Cesar Fiorio Vettorazzi apresentou a palestra "Transformação de resíduos para potencializar a agricultura no Espírito Santo", em que citou pesquisas com o aproveitamento de materiais de descarte, como o lodo de curtume e a palha do café, para o uso como substrato. "As pesquisas mostraram resultados tão bons quanto com o uso de substrato comercial", disse. Segundo o palestrante, o uso de insumos locais podem potencializar a economia da região.

No Bloco 6, a palestra organizada pelo Núcleo de Apoio aos Portadores de Necessidades Específicas (Napne), foi "O acesso e a permanência das pessoas com deficiência do Ifes – Campus Cachoeiro de Itapemirim: um estudo executado pelos próprios estudantes com deficiência". A exposição foi elaborada a partir de pesquisa com o mesmo nome realizada pelas servidoras Fulvia Ventura Leandro Amorim, Elizangela Tonelli, Geovane Carlos Barbosa e Poliana Almança Mansur.

"Os resultados revelam que o processo de inclusão encontra barreiras físicas e culturais. Embora os alunos tenham apontado aspectos positivos sobre a instituição e o atendimento do Napne, ainda há desafios que precisam de atenção no que se refere à prática docente, à conscientização doa alunos e ao envolvimento dos professores em debates sobre a temática", explicou Fulvia Ventura, que também é coordenadora do Napne do Campus Cachoeiro de Itapemirim.