Página inicial > Notícias > Rodas de conversa apresentam iniciativas de ensino e extensão na 7ª Jornada de Integração do Ifes

Publicado: Quarta, 22 de Novembro de 2023, 13h44 | Última atualização em Quarta, 22 de Novembro de 2023, 13h45

Experiências foram relatadas por estudantes protagonistas dos projetos na edição regional Sul do evento.

A manhã desta quarta-feira (22) na programação da 7ª Jornada de Integração do Instituto Federal de Educação (Ifes) - Região Sul contou com rodas de conversa no Campus Cachoeiro de Cachoeiro de Itapemirim. Os encontros acontecem nas salas de aula e reúnem grupos de alunos e alunas que podem apresentar seus projetos e depois trocar ideias e sugestões.

Entre as iniciativas de ensino apresentadas, os alunos de licenciaturas trouxeram suas experiências do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Estudantes do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus de Alegre, Liliana Vitória, Valeria Moitim, Amanda Justino, e Luiz Eduardo Carlos apresentaram o projeto “Animes como agentes facilitadores no Ensino”, que trabalhou a produção de quadrinhos do gênero mangá com alunos de uma escola de ensino fundamental do município. Eles relataram que a ação contribuiu para trabalhar o interesse dos jovens em assuntos como genética básica e ciclo da água, que estão presentes nos desenhos animados japoneses utilizados na experiência.

A aluna do 2º período do curso, Liliana Vitória, disse que a participação no Pibid é muito importante para sua formação como docente. “Eu cheguei na sala de aula sem experiência e tive que estudar muito para atender às expectativas da turma. Nesse processo, me apaixonei ainda mais pela docência. O Pibid é maravilhoso!”, finalizou.

A estudante Maria Clara Gonçalves Matos, do curso de Engenharia Ambiental do Campus Ibatiba, apresentou o projeto de extensão “Divulga Meio-ambiente”, que recebe alunos das escolas da região para apresentar o Campus. Durante as visitas os próprios alunos ministram minicursos sobre temas de interesse para os mais jovens. “Nós identificamos a necessidade de fortalecer o interesse pelo Campus Ibatiba e dizer para a sociedade que estamos aqui e que não somos inalcançáveis”, contou.

Maria Clara defendeu a importância da participação no projeto e da oportunidade de trazer para a Jornada a experiência. “É sempre bom ter uma visão ampla do que outros estudantes estão fazendo no Ifes, para que possamos aproveitar e quem sabe implementar em nossa iniciativa”, disse.