Página inicial > Notícias > Campus Vila Velha recebe a última etapa da 7ª Jornada de Integração do Ifes

Campus Vila Velha recebe a última etapa da 7ª Jornada de Integração do Ifes

Publicado: Quinta, 23 de Novembro de 2023, 12h39 | Última atualização em Quinta, 23 de Novembro de 2023, 18h29

Cerimônia de abertura aconteceu na manhã desta quinta-feira (23).

Teve início, nesta quinta-feira (23), a última etapa da 7ª Jornada da Integração do Ifes. Sediado no Campus Vila Velha, o evento conta com a participação dos campi Cariacica, Centro-Serrano, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória e do Cefor.Dentro da programação da Jornada acontece ainda a Feira de Ciências e Inovação Capixaba (Fecinc), que recebe trabalhos de escolas de ensino médio de todo o estado.

A cerimônia de abertura da Região Central contou com a presença do pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação do Ifes, André Romero da Silva; do diretor de Pesquisa do Ifes e presidente da comissão organizadora da Jornada, Wanderson Romão; da diretora de Ensino Técnico, Sanandreia Torezani Perinni; do coordenador do Programa de Apoio à Extensão (Paex), Celio Proliciano Maioli; do coordenador-geral da Fecinc, Thiago Rafalski Maduro; e dos diretores-gerais Diemerson da Costa Sacchetto (Campus Vila Velha); Renato Chaves Oliveira (Campus Centro-Serrano); Gilmar Luiz Vassoler (Campus Serra); e Leandro Bitti Santa Anna (Campus Aracruz), que é presidente do Fórum de Diretores-Gerais do Ifes.

O diretor de Pesquisa do Ifes e presidente da comissão organizadora da Jornada, Wanderson Romão destacou o formato do evento, que vem se transformando, mas sempre com o objetivo de oportunizar aos estudantes apresentarem seus trabalhos, suas ideias. “Temos que acreditar na ciência! E eu acredito em vocês, que são o nosso futuro”, reforçou. O coordenador-geral da Fecinc, Thiago Rafalski Maduro, lembrou que o propósito da feira é popularizar a ciência. “E a ciência só se torna popular quando é comunicada por todos”, afirmou.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação do Ifes, André Romero da Silva, enfatizou que a Jornada não é um trabalho de uma só pessoas, mas de muitas, agradecendo em especial a equipe da PRPPG. “Aproveitem esse evento para ouvir e serem ouvidos, discutir, aprender e reaprender. Assim, vocês poderão contribuir para a formação de novos pesquisadores”, destacou.

Em sua fala, o coordenador do Programa de Apoio à Extensão (Paex), Celio Proliciano Maioli, salientou que a Jornada é um evento em construção. “Essa iniciativa é para integrar e celebrar as atividades que a instituição desenvolveu ao longo do último ciclo”, afirmou o representante da Pró-reitoria de Extensão (Proex). Representando a Pró-Reitoria de Ensino (Proen), a diretora de Ensino Técnico, Sanandreia Torezani Perinni,frisou que o evento acontece para e pelos estudantes. “A integração está na nossa gênese, no DNA dos Institutos Federais, na perspectiva da formação integral”, disse.

O presidente do Fórum de Diretores e diretor-geral do Campus Aracruz, Leandro Bitti Santa Anna, reforçou que eventos como a Jornada são o diferencial do Ifes em relação a outras instituições. “A Jornada nos integra como pessoas, pesquisadores, estudantes… É o momento em que ensino, pesquisa e extensão estão integrados para alavancar a ciência”, enfatizou. O diretor-geral do Campus Vila Velha, Diemerson da Costa Sacchetto, encerrou a cerimônia destacando o trabalho de servidores e estudantes, dispostos a darem o melhor de si. “Temos que trabalhar em defesa da ciência e por uma sociedade mais justa, para que o Ifes seja efetivamente para todas e para todos”, destacou. Ao final da cerimônia, a Orquestra Acadêmica do Campus Vitória se apresentou, sob a regência do maestro Walter Bacildo.

Assista a cerimônia de abertura na íntegra:

Programação
Pela manhã, aconteceram ainda oficinas promovidas pelas estudantes da Licenciatura em Pedagogia. Os alunos do 5º ano da Escola Cândido Marinho participaram das oficinas Ciências para crianças e Conhecendo a Terra e o Universo, além da atividade de Escape Room adaptado, com foco na visão.

A programação da manhã teve ainda apresentações de trabalhos do Programa Institucional de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação (Picti) e da Fecinc, rodas de conversa com trabalhos de Ensino e Extensão, Show da Física com alunos do Campus Cariacica, apresentações musiciais e outras atividades.

A 7ª Jornada de Iniciação Científica termina nesta sexta-feira (24). Confira a programação completa em: jornadadeintegracao.ifes.edu.br.