Página inicial > Notícias > Inserção da extensão nos currículos da graduação é tema de painel

Inserção da extensão nos currículos da graduação é tema de painel

Publicado: Quinta, 23 de Novembro de 2023, 18h34 | Última atualização em Quinta, 23 de Novembro de 2023, 18h34

Evento aconteceu nesta quinta (23) durante a 7ª Jornada de Integração do Ifes.

IMG 2437

A programação da 7ª Jornada de Integração do Ifes trouxe para debate, na tarde desta quinta-feira (23), a inserção da Extensão nos currículos dos cursos de graduação. O painel “Curricularização da Extensão: oportunidades e desafios” contou com a participação de Tomé de Pádua Frutuoso, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC); e Olgamir Amância Ferreira, professora da Universidade de Brasília (UnB).

O painel, conduzido pelo presidente da Comissão Permanente de Acompanhamento da Implantação da Curricularização da Extensão, Célio Proliciano Maioli, e teve como objetivo o compartilhamento das experiências nas instituições.

A professora Olgamir Amância Ferreira é decana de Extensão da UnB e, em sua fala, contextualizou todo o processo até o Plano Nacional de Educação de 2014, que definiu que, pelo menos, 10% da carga horária total do currículo dos cursos superiores deve ser dedicada a atividades de extensão.

A docente destacou que a extensão integrada ao currículo precisa ser vista como estratégia para a construção de uma educação superior democrática, lembrando que a extensão traz a carga do compromisso social. “O termo ‘curricularização da extensão’ significa inserir as atividades da extensão no currículo, mas nosso objetivo é organizar o currículo a partir da extensão, inovar a instituição pelo currículo”, explicou.

IMG 2419

A decana apontou ainda que o principal desafio para inclusão da extensão ao currículo é o fomento. E defendeu que as comissões para implantação da curricularização da extensão sejam permanentes: “não é preciso apenas adequar os currículos, mas fazer a avaliação e atualização destes currículos permanentemente”, finalizou.

Tomé de Pádua Frutuoso foi um dos responsáveis pela curricularização no IFSC. Em sua apresentação, ele compartilhoucomo foi o processo na instituição, que acontece desde 2015. Ele mostrou exemplos de como foi feita a inserção da extensão nas matrizes curriculares, ementas e Projetos Pedagógicos de Curso (PPC).

Tomé expôs ainda como foi feita a adequação no SIGAA, incluindo a opção “discente em atividade curricular nos projetos de extensão” para atender à curricularização da extensão nos cursos de graduação do IFSC.

Nesta sexta-feira (24), ele conduzirá uma oficina para coordenadores de cursos e membros dos NDE’s, das 13h às 15h30, com o tema será “A Curricularização da Extensão na Prática: como curricularizar as ações de Ensino e Extensão nos Cursos de Graduação do Ifes?”. Será abordada a experiência do IFSC e ouvir as dúvidas e ideias dos servidores do Ifes.

Assista ao painel: