Página inicial > Notícias > Oficinas mostram a aplicação da ciência no dia a dia

Oficinas mostram a aplicação da ciência no dia a dia

Publicado: Sexta, 24 de Novembro de 2023, 10h08 | Última atualização em Sexta, 24 de Novembro de 2023, 10h26

Atividades fazem parte da programação da 7ª Jornada de Integração do Ifes - Região Central.

11 23 oficina jornada 2

A 7ª Jornada de Integração do Ifes - Região Central conta com uma programação que vai além das apresentação de trabalhos. Há oficinas, minicursos, palestras, exposições e outras atividades abertas para participação do público que visita o Campus Vila Velha.

Na quinta-feira (23), foram realizadas várias oficinas onde os participantes puderam ver a aplicação da ciência no dia a dia. Uma das oficinas da programação foi "Fenômenos encantadores: mágica ou ciência?", promovida por alunos do Campus Vila Velha. De acordo com o estudante Paulo Henrique Reis Azevedo, do 4º ano da Licenciatura em Química, essa é a primeira vez que eles apresentam a atividade a alunos do ensino fundamental. Uma das turmas participantes foi de estudantes do 3º ano da escola municipal de Vila Velha.

"A ideia é quebrar um pouco da mistificação da química, porque as crianças aprendem que química também é mágica. A gente mostra que a química envolve as coisas que usamos na nossa casa, como soda cáustica, açúcar (glicose) e a água. E explicamos porque esses materiais reagem daquele jeito, porque funciona daquele jeito", explica.

11 23 oficina jornada 3

Outra oficina realizada nesta quinta (23) foi "Da natureza à farmácia". Nela, os participantes acompanharam a utilização extratos da casca de laranja e da aroeira para liberar óleo essencial e uma parte líquida, o hidrolato, que é uma espécie de água perfumada.

"A oficina faz parte do projeto Laboratório Vivo e tem como objetivo levar o conhecimento adquirido no projeto, relacionado a Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), a outras pessoas", destaca a estudante Jhuly Nunes Erlacher, do 2º ano do curso Técnico em Biotecnologia, e uma das responsáveis pela oficina,

Ela conta que foram realizadas três sessões da oficina, com uma média de 20 pessoas em cada e um público bem diversificado, desde alunos do 6º ano do ensino fundamental até estudantes do ensino médio. "Foi bem legal e teve o propósito de multiplicar o conhecimento que adquirimos, porque a gente não pode guardar conhecimento, não é?"” finaliza Jhuly.

Aconteceram ainda oficinas organizadas por estudantes da Licenciatura em Pedagogia, com atividades lúdicas para estudantes do ensino fundamental da Escola Desembargador Cândido Marinho. Também foram realizados os shows de química e de física, que envolveram o público presente nas experiências, além de minicursos, exposições e apresentações musicais.