Página inicial > Notícias > 7ª Jornada da Integração: etapa da Região Central contou com quase 500 trabalhos apresentados

Publicado: Sexta, 24 de Novembro de 2023, 14h52 | Última atualização em Sexta, 24 de Novembro de 2023, 14h52

Encerramento do evento acontece na tarde desta sexta (24), com transmissão ao vivo pelo YouTube.

A 7ª Jornada da Integração do Ifes chega ao seu último dia com apresentações de trabalhos desenvolvidos por estudantes do Ifes na pesquisa, no ensino e na extensão. Na Região Central, sediada no Campus Vila Velha, foram apresentados 268 trabalhos em forma de pôster e apresentação oral, 93 trabalhos de pós-graduação, 130 trabalhos apresentados no formato de roda de conversa ensino. Até o início desta sexta-feira (24), eram 1.693 pessoas inscritas no evento.

O encerramento da etapa central e da 7ª edição da Jornada será realizado na tarde desta sexta, a partir das 15h30. A cerimônia premiará 50 trabalhos do Programa Institucional de Iniciação Científica, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Picti). Haverá ainda a premiação dos trabalhos da Feira de Ciências e Inovação Capixaba (Fecinc). O encerramento será transmitido ao vivo pelo canal do Ifes no YouTube: youtube.com/@ifesoficial.

11 24 trabalho picit 1

Alguns dos trabalhos apresentados nesta etapa foi o da estudante Luísa Marcelo Loiola, do 6º período da Licenciatura em Letras Português do Campus Vitória. Orientada pela professora Marihá Barbosa e Castro, seu projeto tem como título "Análise da recepção de elementos clássicos no romance O nome da rosa, de Umberto Eco".

Segundo Luísa, a partir da leitura do livro, buscou identificar quais referências presentes na obra do autor e analisou como elas são percebidas na contemporaneidade. "Dentro dessa abordagem, pesquisei ainda a questão da transmissão e reprodução dos textos antigos", complementa. Essa foi sua primeira participação na Jornada da Integração e ela contou como foi sua experiência: "durante um ano trabalhamos com esse projeto e ter esse momento, onde posso apresentar o que eu fiz é bem interessante. Ainda pude ver as apresentações de outros trabalhos", ressaltou.

O aluno Harian Adami Chagas Radaelli, do 3º ano do Técnico Integrado em Informática para a Internet do Campus Serra, apresentou o trabalho "Desenvolvimento e organização do Front-End", com orientação do professor Moises Savedra Omena. "O front-end é a parte visual do site, é tudo que a gente vê, aquilo que aparece pra gente na tela", explica Harian.

11 24 trabalho picit 2

Em sua pesquisa, ele analisou vários sites e suas estratégias de front-end em termos de organização para deixar visualmente atrativo, acessível e de fácil entendimento para atender todos os públicos, até as pessoas que nao são familiarizadas com a tecnologia, como idosos. "Se um site estiver muito confuso, cheio de informação, as pessoas não vão entender direito, quanto mais acessibilidade melhor vai ser o site: vai ser mais compartilhado, mais acessado", destaca.

O trabalho analisou ferramentas para testar os sites e gerar um relatório da jornada do usuário, para ter um mapa de calor do que o usuário acessou no site ou no aplicativo. "Tudo isso é importante para organizar o front end, assim podemos adequar o site às necessidades e dos usuários", conclui.