Página inicial > Notícias > MCTI amplia prazo para realização de Conferências Livres em preparação para a 5ª CNCTI

Publicado: Segunda, 22 de Janeiro de 2024, 08h21 | Última atualização em Segunda, 22 de Janeiro de 2024, 08h23

Conferências vão receber propostas para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

A comunidade acadêmica da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica tem até o dia 22 de abril para submeter suas contribuições para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5CNCTI). O envio das propostas deve ser feito por meio de Conferências Livres, uma das modalidades de eventos preparatórios para o 5CNCTI, que será realizado de 4 a 6 de junho de 2024, em Brasília.

As conferências têm como objetivo reunir grupos de pessoas para analisar programas e planos de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) desenvolvidos entre os anos de 2016 e 2023 e seus resultados para propor sugestões para a elaboração da “Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação - 2024-2030”. O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) está participando da comissão organizadora do evento, liderado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

"A participação do Conif na Comissão Organizadora da 5ª CNCTI é uma conquista e uma responsabilidade para nossa Rede Federal. Serão momentos importantes para discutirmos os rumos da ciência e da tecnologia no Brasil”, destaca o reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e coordenador da Câmara de Pesquisa e Inovação do Conif, Júlio Heck. O dirigente, ao lado da reitora do Instituto Federal de Goiás (IFG), Oneida Irigon, atuam como titular e suplente, respectivamente, na comissão organizadora do 5CNCTI.

As conferências podem ser realizadas em âmbito municipal, estadual, temático ou em qualquer outra configuração que estimule a participação social. “A Rede Federal tem um foco especial nas áreas do ensino da ciência, da tecnologia e inovação. As instituições têm um papel fundamental no desenvolvimento científico e tecnológico do país, formando profissionais qualificados e promovendo a extensão, a pesquisa e a inovação. Por isso, essa é uma oportunidade para a divulgação e valorização do trabalho que desenvolvemos", destaca Oneida Irigon.

“A conferência também é uma oportunidade para a Rede Federal discutir políticas públicas e ainda contribuir para que as políticas e programas do governo atendam às necessidades e potencialidades das instituições e dos estudantes”, completa Oneida, que também atua como vice-presidente de Relações Institucionais do Conif. Podem organizar as Conferências Livres pesquisadores, acadêmicos, profissionais, estudantes, povos originários, empresários, gestores, parlamentares, entre outros grupos sociais interessados em apresentar ideias, experiências, pesquisas, projetos, inovações e tratar de temas relacionados à CT&I.

Os proponentes devem ficar atentos às orientações do MCTI quanto das regras de participação. O primeiro passo é definir temática, local, data, duração, coordenação e comissão organizadora. Essas informações devem ser encaminhadas ao Grupo Executivo da 5CNCTI pelo e-mail vcncti@cgee.org.br, junto com o preenchimento do formulário de cadastro disponível no site da conferência. O segundo passo é enviar a programação detalhada e os nomes dos palestrantes, com antecedência de 15 dias da data do evento, utilizando a identidade visual da 5CNCTI.

O MCTI preparou uma página que reúne orientações, identidade visual e outras informações importantes tanto sobre as Conferências Livres quanto sobre a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Clique aqui para saber mais!

Fonte: Assessoria de Comunicação do Conif