Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Projeto do Campus Piúma é premiado na Febrace 2024
Início do conteúdo da página

Projeto do Campus Piúma é premiado na Febrace 2024

Publicado: Segunda, 01 de Abril de 2024, 14h27 | Última atualização em Terça, 02 de Abril de 2024, 10h37

A delegação do Ifes na Febrace 2024 contou ainda com outros dois projetos.

O projeto “Possibilidade da utilização do tanino extraído do mesocarpo do coco na confecção de peças de cerâmica”, do Campus Piúma, conquistou o 4º lugar em ciências exatas e da terra na 22ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, a Febrace. O evento aconteceu de 18 a 22 de março em São Paulo.

febrace 02

O projeto premiado é de autoria das estudantes Letícia Mezadre Dias da Silva, Alice de Souza Rodrigues e Lara Cassimiro Martins Ferreira, com orientação da professora Gesiane Cabral de Freitas e coorientação de Tainara Luiza Guerra Costa. A equipe recebeu certificados digitais e medalhas. O projeto também foi contemplado em 2024 com duas bolsas de iniciação científicas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) através da Feira de Ciências e Inovação Capixaba (Fecinc).

A delegação do Ifes na Febrace 2024 contou ainda com outros dois projetos. São eles:

“Desenvolvimento de um probiótico para o cultivo de hippocampus reidi” - Campus Piúma
Autores: Maryan Clarah Martins Miranda Vilela e Lucas Elias
Orientação: Flávia Regina Spago de Camargo Gonçalves
Coorientação: Maria Maschio Rodrigues

“Software para prevenção de lesão por pressão no hospital Roberto Silvares em São Mateus (ES)” - Campus São Mateus
Autores: Marianna Saltarelli Arvellos Pontes, Arthur Prado De Souza Lima e Gustavo Correia Barbosa
Orientação: Thomaz Rodrigues Botelho
Coorientação: Cristiano Luiz Silva Tavares

febrace 03

A participação na Febrace é resultado de um esforço conjunto, desde o estímulo institucional à iniciação científica até a dedicação dos professores orientadores e seus alunos, além dos diversos estímulos proporcionados pela Fecinc, a Feira de Ciências e Inovação Capixaba, realizada em novembro de 2023 dentro da programação da 7ª Jornada de Integração do Ifes. “Essas conquistas refletem não apenas o talento dos alunos e a qualidade dos projetos, mas também o apoio e a orientação oferecidos pela instituição e pelos professores envolvidos”, destaca o professor Thiago Rafalski Maduro, coordenador geral da Fecinc.

Projeto premiado
O projeto está vinculado ao projeto interdisciplinar de ensino "Entrelaçando-se pelas Raízes do Mangue Vermelho", que teve como objetivo compreender as condições de produção das panelas de barro, patrimônio imaterial brasileiro, bem como as práticas culturais e o conhecimento científico. A atividade integrou as disciplinas de Química, Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Física, História e Navegação.

“O trabalho foi uma vertente desse projeto que fizemos em 2023 com as turmas de 2º do curso técnico integrado ao ensino médio do campus. O nosso grupo trabalhou com a extração do tanino do mesocarpo do coco verde, que é um resíduo, e, a partir daí, testou as propriedades do tanino na cerâmica, para ver por que o tanino é a tintura utilizada muitas vezes na confecção das panelas de barro”, conta Gesiane Cabral de Freitas, professora orientadora.


febrace 01

“Fizemos um estudo sobre a Associação das Paneleiras de Goiabeiras, localizada em Vitória, vimos que elas utilizam o tanino extraído da casca do mangue vermelho para tingir e impermeabilizar as panelas de barro. Então avaliamos a viabilidade do tanino extraído do mesocarpo do coco como uma segunda via, um apoio para a associação”, explicam as autoras Letícia Mezadre Dias da Silva e Lara Cassimiro Martins Ferreira.

O projeto demonstrou que o tanino do coco, especialmente extraído por água quente, apresenta propriedades comparáveis ou superiores ao tanino tradicional, oferecendo uma alternativa sustentável e economicamente viável. “O trabalho não apenas contribuiu para inovações científicas, mas também para preservar as tradições culturais das paneleiras, a cultura do nosso estado”, complementam as estudantes.

Febrace
A Febrace é uma das mais importantes feiras de ciências do país, ocorrendo anualmente na Universidade de São Paulo (USP). Ela oferece aos alunos do ensino básico a oportunidade de participar de eventos nacionais e internacionais, além de diversas outras premiações. É um espaço onde alguns dos melhores projetos de iniciação científica júnior do país se reúnem para promover a divulgação e popularização da ciência. Nesta edição, o evento reuniu 226 projetos, desenvolvidos por 498 estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Em 2024, os finalistas foram selecionados entre 2.900 inscritos, um recorde nos 22 anos da Feira.

Os projetos foram avaliados por professores universitários e especialistas, e os autores dos melhores trabalhos, nas diversas categorias, ganharam troféus, medalhas, bolsas e estágios. Foram premiados também os quartos, terceiros e segundos colocados de cada uma das sete categorias, os professores de destaque e os trabalhos de maior destaque de cada estado. Além disso, foram distribuídos mais de 40 outros prêmios por instituições parceiras na USP, em todo país e no exterior, o que inclui credenciais para a participação em algumas das mais importantes feiras de ciências do mundo.

*Atualizada em 02/04/2024

registrado em:
Fim do conteúdo da página