Página inicial > Notícias > Ifes terá mais três Núcleos de Incubação

Ifes terá mais três Núcleos de Incubação

Publicado: Segunda, 03 de Fevereiro de 2014, 16h52 | Última atualização em Terça, 24 de Maio de 2016, 08h43

As incubadoras serão lotadas nos campi Cachoeiro de Itapemirim, Itapina e Vila Velha.

O Instituto Federal do Espírito Santo aprovou, no mês de janeiro, a criação de mais três Núcleos Incubadores (NI) de Empreendimentos. Eles serão lotados nos campi Cachoeiro de Itapemirim, Itapina e Vila Velha. Os perfis dos núcleos atenderão o foco de atuação de cada campus.

No campus Vila Velha, inicialmente, a incubadora apoiará empreendimentos de base tecnológica. Nesse caso, seus produtos, processos e serviços serão resultados de pesquisa científica e, desta maneira, agregarão alto valor de investimento. O foco será nas áreas de Química Fina e Biotecnologia, podendo posteriormente ampliar sua atuação nas áreas de Ensino de Ciências; Tecnologias Assistivas; Sustentabilidade e Preservação do Meio Ambiente; Gestão da Inovação; e Produtos Naturais.

O NI de Cachoeiro de Itapemirim já possui um espaço reservado no próprio campus para sua implantação. A meta consiste também no incentivo de negócios de base tecnológica, porém, com foco nas áreas de Tecnologia da Informação e da Comunicação, Informática, Mecânica, Elétrica, Mineração, Geologia, Meio Ambiente e Tecnologias Educacionais.

Já em Itapina, além dos investimentos de base tecnológica, o campus abrigará os de base social. Seu principal objetivo é dinamizar a economia local e regional, assim como melhorar indicadores socioambientais do desenvolvimento sustentável.

Um dos empreendimentos previstos para ser incubado no campus Itapina é o projeto Apisfrut, que visa promover a inclusão produtiva e o desenvolvimento social de famílias em situação de extrema pobreza por meio do incentivo à apicultura e fruticultura. O Núcleo será implantado na antiga Escola Unidocente, localizada no campus.

O próximo passo no processo de criação dos núcleos é a eleição de um Comitê Gestor para cada um, a fim de que seja desenvolvido um modelo de Regimento Interno, que se adeque à realidade de seus respectivos campi abrigadores. O processo de eleição é realizado internamente, de maneira específica para cada campus, e ainda não há datas definidas.

Agifes
Os Núcleos Incubadores de Empreendimentos são parte dos serviços oferecidos pela Agência de Inovação do Ifes (Agifes), que traz como principais metas o estímulo, gestão e apoio de atividades que envolvem propriedade intelectual, empreendedorismo tecnológico e inovação.
Atualmente existem três núcleos em efetivo funcionamento, abrigados nos campi Colatina, Ibatiba e Serra. Ao todo são 14 empresas incubadas no Instituto, recebendo apoio tecnológico e estrutura física para o desenvolvimento de seus projetos. Para os próximos meses estão previstos novos editais de incubação para os Núcleos da Serra e Colatina.