Página inicial > Agenda de eventos > VII Encontro de Educadores do Campus de Alegre

VII Encontro de Educadores do Campus de Alegre

Inscrições Fechadas

Categoria :
Palestras e mesas-redondas
Data:
22 de Junho 08:00 - 23 de Junho 16:00
Campus de Alegre
enedifes.campusdealegre@gmail.com

O Encontro de Educadores (ENED) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) - Campus de Alegre é um espaço de reflexão sobre teorias e práticas, que busca o diálogo com pesquisadores e estudiosos do campo da educação e oportuniza a apresentação de pesquisas já realizadas ou em andamento.

De periodicidade bianual, o ENED se destina a estudantes de cursos de licenciatura e pedagogia, e também aos profissionais da Educação Básica, Profissional e Superior das diversas instituições públicas e privadas da região.

O evento busca se articular com o processo de formação de professores, abrangendo discussões que permeiam tanto a construção da identidade e profissionalização docente, quanto a prática e as experiências vivenciadas por estudantes e docentes durante o Estágio Supervisionado e nas ações do Programa Residência Pedagógica e Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).

Além disso, o evento dialoga com os diversos grupos de estudos e pesquisas do campus, como o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (Nepgens) e Núcleo de Educação Ambiental (NEA).

Neste ano, a sétima edição do ENED pretende dar ênfase aos desafios que estão postos à implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como às questões da educação na diversidade, buscando refletir sobre as relações étnico-raciais e de gênero, e também sobre a importância da educação ambiental no desenvolvimento da prática educativa. As referidas temáticas estão postas nos debates educacionais contemporâneos e atravessam o cotidiano das escolas e, por este motivo, necessitam ser discutidas e refletidas a partir de múltiplos olhares e perspectivas.

A submissão de resumos expandidos deverá ser realizada no período de 19/04/23 a 12/05/23, mediante envio de arquivo em Word para o endereço enedifes.campusdealegre@gmail.com.

As inscrições para a participação no evento poderão ser realizadas a partir do dia 30/05. Acompanhe o cronograma.

Datas importantes:

- Submissão de resumos expandidos: 19/04/23 a 12/05/23