Página inicial > Agenda de eventos > I Encontro da Rede de Educadores Ambientais do Projeto Rio Doce

I Encontro da Rede de Educadores Ambientais do Projeto Rio Doce

Inscrições Fechadas

Categoria :
Encontros e reuniões
Data:
28 de Outubro 08:00 - 17:00
Campus Colatina

O I Encontro da Rede de Educadores Ambientais do Projeto Rio Doce - EREA surge como o evento de culminância da primeira oferta do curso de Aperfeiçoamento em Educação Ambiental e do Módulo I da Especialização em Educação Ambiental Escolar a partir de reuniões com a equipe de coordenadores do Projeto Rio Doce Escolar, em julho de 2023, e pretende divulgar e reforçar a rede de educadores ambientais que vem se constituindo no projeto Rio Doce Escolar.

O Projeto Rio Doce Escolar: Formação de Educadores em Educação Ambiental nas Escolas Capixabas do Rio Doce foi elaborado pelo Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemático do Instituto Federal do Espírito Santo à convite e em atendimento ao Programa de Educação para Revitalização da Bacia do Rio Doce (PG33) da Fundação Renova, que está amparado pela Cláusula 172 do Termo de Transação e Ajustamento de Conduta, pela Política Nacional de Educação Ambiental (Lei 9.795/99), seu Decreto Regulamentador (4.281/02) e as deliberações do Comitê Interfederativo – CIF (Deliberações 136 e 240).

Atualmente o projeto possui 238 estudantes matriculados no curso de "Aperfeiçoamento em Metodologias de Educação Ambiental" (240h) e 61 estudantes matriculados no curso de "Especialização em Educação Ambiental Escolar" (380h), ambos ofertados em 2 polos, Ifes Colatina e Ifes Linhares. Também participam do projeto 14 mestrandos, 9 doutorandos do Programa EDUCIMAT que junto com a equipe executora, cerca de 70 pessoas envolvidas, como coordenadores de curso, coordenadores de polo, mediadores, professores, apoios e extensionistas formam uma grande rede de educadores ambientais com foco na revitalização da bacia do Rio Doce em território capixaba.

Para cada Escola envolvida com o projeto foram ofertadas 5 vagas para o curso de "Aperfeiçoamento em Metodologias de Educação Ambiental", sendo 3 vagas destinadas à docentes de diferentes disciplinas, 1 vaga para um gestor e 1 vaga para um representante da comunidade com formação superior envolvido diretamente com ações educativas desenvolvias na escola. Também foi ofertada uma vaga para o curso de "Especialização em Educação Ambiental Escolar" para cada escola. Esses 6 atores educativos formaram um GT (grupo de trabalho), coordenado pelo cursista da especialização, para desenvolver ações de educação ambiental (PPA) no chão da escola com a temática ambiental "Bacia do Rio Doce" no contexto de um projeto guarda-chuva (PEAE) de extensão. Cada GT com 6 integrantes recebeu um fomento de R$ 10.000,00 para auxiliar no desenvolvimento de suas ações de educação ambiental na escola. GT com maior ou menor número de integrantes recebeu o fomento com valor proporcional.

Ao final do Aperfeiçoamento e do Módulo I da Especialização os cursistas tiveram que produzir um Relato de Experiência de sua Proposta Pedagógica Aplicada (PPA) que será apresentada no EREA em formato de banner como requisito obrigatório para integralização dos cursos.

Assim, o EREA, objetiva dar visibilidade aos trabalhos desenvolvidos nas PPAs pelos cursistas do aperfeiçoamento e especialização, promovendo momentos de reflexão sobre a prática pedagógica e compartilhamento de saberes entre a rede de educadores ambientais do Projeto Rio Doce Escolar.

No caso específico desse evento, os objetivos específicos que estão norteando a organização e condução do encontro podem ser assim sistematizados:
- Discutir, analisar e divulgar relatos de experiência em EA;
- Aprofundar as discussões da práxis em EA;
- Identificar e compartilhar práticas pedagógicas aplicadas (PPAs) exitosas em EA desenvolvidas nas escolas capixabas do Rio Doce: Baixo Guandu, Marilândia, Colatina e Linhares.

Todas as Datas:

• 28 de Outubro 08:00 - 17:00