Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Incubadora do Ifes recebe certificação nível 2 do Cerne
Início do conteúdo da página

Incubadora do Ifes recebe certificação nível 2 do Cerne

Publicado: Quinta, 01 de Dezembro de 2022, 12h34 | Última atualização em Quinta, 01 de Dezembro de 2022, 12h40

Certificação legitima a padronização das incubadoras em gerar novos empreendimentos que obedecem aos processos e práticas-chave estabelecidos pela Anprotec e Sebrae.


A Incubadora do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), vinculada a Agifes, recebeu a certificação de nível 2 do Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne), nesta segunda-feira (28/11). Desenvolvido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o objetivo do CERNE é oferecer uma plataforma de soluções para ampliar a capacidade das incubadoras na geração de empreendimentos inovadores bem sucedidos.

O Diretor de Extensão Tecnológica e Coordenador da Agifes, Humberto Brotto, disse ser grato a toda a equipe da Incubadora, em especial, aos colegas Marcela Paes (Campus Vila Velha), Francisco Rapchan (Campus Serra), Faiçal Gazel (Campus Linhares) e Leandro Vianna (Coord. Sistêmica) que atuaram diretamente na comissão de implantação e acompanhamento do Cerne. Além disso, ele pontuou que a inovação e o empreendedorismo impulsionam a conquista de resultados e o reconhecimento de qualidade dos processos, proporcionando também novas oportunidades de crescimento àqueles que confiam seus sonhos à Incubadora do Ifes.

“Isso permite à Coordenação da Agifes acreditar na maturidade para o Ifes implantar outros ecossistemas de inovação, lembrando-se da Cidade da Inovação e do Polo InovaSerra, como desafios importantes para o futuro da inovação no Ifes. A atuação proativa do grupo que hoje conquista a certificação CERNE 2, merece amplo reconhecimento, pois são resultados assertivos para credenciar a capacidade Ifes de oferecer serviços de excelência à comunidade”, acrescentou Humberto.

O Coordenador Sistêmico da Incubadora do Ifes, Leandro Vianna também agradeceu a todos da equipe que contribuíram para essa conquista e enfatizou a importância desta certificação: “A certificação traz um reconhecimento da padronização e da qualidade dos processos, práticas e trabalhos que realizamos. Ela demonstra a nossa busca contínua para alcançarmos atividades que geram empreendimentos de sucesso”, pontuou.

A Coordenadora da Incubadora Campus Vila Velha, Marcela Paes, aponta que a implementação dos procedimentos e práticas propostos pelo CERNE e implementados na Incubadora do Ifes e seus dez núcleos incubadores, possibilitou o crescimento de atendimento de empreendedores nas ações de sensibilização e qualificação em 40% nos último três anos e um aumento de ideias prospectadas em 5 vezes no mesmo período.

“Esses dados mostram a importância de seguirmos um planejamento robusto das ações da incubadora voltado para o atendimento dos empreendedores capixabas. Como consequência, a quantidade de empreendimentos incubados saltou de 7, no ano de 2020, para 50 já no final de 2022. É válido ressaltar, também, que essa conquista não é só do Ifes e, sim, de todo o ecossistema capixaba que contribuiu para o desenvolvimento da Incubadora”, reforçou Marcela Paes.

O Coordenador da Incubadora Campus Serra, Francisco Rapchan, aponta que o fato de termos essa certificação CERNE 2, permite pensar numa incubadora muito mais forte, muito mais ampla. “O nível 2 significa que passamos por uma etapa de gestão da Incubadora e que agora permite ter o crescimento e o desenvolvimento que precisamos para termos ainda mais empresas incubadas. Se hoje a Incubadora do Ifes atinge dez núcleos, com essa certificação, temos a possibilidade de poder chegar em todos os campi do Ifes. Isso é muito importante”, finalizou.

CERNE
A certificação CERNE é responsável por legitimar a padronização das incubadoras em gerar novos empreendimentos que obedecem todos os processos e práticas-chave estabelecidos pela Anprotec e Sebrae. Sendo assim, isto possibilita criar uma base de referência para que as incubadoras, de diferentes áreas e portes, possam limitar o nível de variabilidade na obtenção de sucesso das empresas apoiadas. (Fonte: sebraepr.com.br/comunidade/artigo/cerne)

 

Fonte: Agifes

registrado em:
Fim do conteúdo da página