Página inicial > Notícias > Uncategorised > Xadrez: preparação mental e física para encarar horas de jogos

Xadrez: preparação mental e física para encarar horas de jogos

Publicado: Segunda, 21 de Outubro de 2019, 00h48 | Última atualização em Segunda, 21 de Outubro de 2019, 00h57

xadrez interna

Você é daqueles que pensa que o Xadrez é um esporte apenas mental? Acredite, além de estudar a técnica e cuidar do psicológico, os medalhistas de ouro do JIF 2019, também se prepararam fisicamente. Isso porque ficar cerca de duas horas sentado em frente ao tabuleiro pode ser exaustivo. É o que contou o estudante Deivid Braian Smarzaro, que é estudante do Ifes – Campus Vitória e faz parte da equipe medalhista.

“As disputas exigem muito a mente. É necessário estar bem com o próprio corpo para estar bem com o psicológico. Os dois andam juntos. O Xadrez não e algo que apenas o estudo pode vencer. Por isso além das aulas de educação física, também somos orientados a fazer um trabalho de condicionamento físico na pista de Atletismo”, afirmou o medalhista.

Além Deivid, também fizeram parte da equipe os estudantes Thyago Vieira Piske, Pedro Mateus Nunes Dutra e Carlos De Carli Filho. A preparação do grupo foi orientada pelo professor Levi Dias da Costa e pelo técnico administrativo Rogério Neves Passos e aconteceu na Biblioteca do Campus Vitória.

“A biblioteca é o local mais adequado em função do silêncio e da tranquilidade que os estudos exigem. Nós elaboramos uma estratégia de jogo e aplicamos com os alunos”, afirmou o professor Levi. O grupo também contou com o apoio de jogadores mais experientes. Além de estudos foram realizadas análises de partidas e trocas de informações.