Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Uncategorised > Atividades Pedagógicas Não Presenciais no Ifes
Início do conteúdo da página
Última atualização em Segunda, 19 de Outubro de 2020, 15h36

Atividades pedagógicas não presenciais no Ifes

Informes Coronavírus

Resolução CS 1/2020

A possibilidade de realização de atividades pedagógicas não presenciais para os cursos técnicos e de graduação presenciais do Ifes, em função da situação de excepcionalidade da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), foi regulamentada pelo Conselho Superior no dia 7 de maio de 2020 e alterada pela Resolução 25/2020, de 14 de julho de 2020.

Acesse a Resolução 01/2020 (alterada pela Resolução 25/2020)  

Acesse a Resolução 47/2020 (que altera a Resolução 01/2020)  

 

Auxílio emergencial

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) lançou um regulamento para a concessão de auxílio aos estudantes para a contratação de serviços de internet. O Auxílio Emergencial de Inclusão Digital poderá ser pago a alunos dos cursos presenciais do Ifes e do curso técnico na modalidade a distância que não tenham acesso à conexão digital ou a pacote de dados.

Acesse o Regulamento do Auxílio Emergencial de Inclusão Digital

Informações dos campi

Para informações específicas sobre cada campus, clique abaixo ou mande um e-mail para:

UnidadeE-mail
Campus de Alegre diren.al@ifes.edu.br
Campus Aracruz diretoriaensino.ar@ifes.edu.br
Campus Barra de São Francisco de.bsf@ifes.edu.br
Campus Cachoeiro de Itapemirim diren.ci@ifes.edu.br
Campus Cariacica ensino.ca@ifes.edu.br
Cefor ensino.cefor@ifes.edu.br
Campus Centro-Serrano de.cs@ifes.edu.br
Campus Colatina diren.col@ifes.edu.br
Campus Guarapari ensino.gua@ifes.edu.br
Campus Ibatiba diren.ib@ifes.edu.br
Campus Itapina diren.itapina@ifes.edu.br
Campus Linhares Campus Linhares
Campus Montanha nte.mon@ifes.edu.br
Campus Nova Venécia ensino.nv@ifes.edu.br
Campus Piúma den.pi@ifes.edu.br
Campus Santa Teresa dde.st@ifes.edu.br
Campus São Mateus de.sm@ifes.edu.br
Campus Serra dte.sr@ifes.edu.br
Campus Venda Nova do Imigrante diren.vni@ifes.edu.br
Campus Viana cgen.via@ifes.edu.br
Campus Vila Velha ccse.vv@ifes.edu.br
Campus Vitória diren.vi@ifes.edu.br

banner cefor orientacoes

Perguntas frequentes

As atividades não presenciais contam como carga horária?

Sim. As atividades pedagógicas não presenciais serão consideradas como efetivo trabalho escolar e a carga horária trabalhada será utilizada para a substituição de carga horária presencial.

Todas as atividades curriculares podem ser feitas de forma não presencial?

Não. A Gestão Pedagógica, os docentes, os coordenadores dos cursos, e representantes estudantis, em todos os campi, definem quais atividades curriculares podem ser substituídas por atividades pedagógicas não presenciais. A resolução veda a nova modalidade para atividades práticas profissionais de estágios e de laboratório.

Como ficam os estudantes com necessidades específicas?

As atividades pedagógicas não presenciais para estudantes com necessidades específicas devem seguir as orientações das diretrizes operacionais de acessibilidade do Ifes, a Resolução CS nº 55/2017 O planejamento deve ser acompanhado pela equipe do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne).

E como ficam os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA)?

As atividades pedagógicas não presenciais destinadas à Educação de Jovens e Adultos, quando adotadas, devem considerar, na escolha dos componentes curriculares a serem substituídos, na elaboração de metodologias e nas práticas pedagógicas, as singularidades dessa modalidade de ensino, conforme legislação específica.

Em que plataforma as aulas acontecem?

O docente deve utilizar, preferencialmente, o Ambiente Virtual de Aprendizagem(AVA) institucional Moodle gerenciado pelo Cefor. Outras tecnologias também podem ser utilizadas como alternativas ou de forma complementar: e-mail institucional e de grupos em aplicativos de mensagens instantâneas; videoaulas, fotos e vídeos com envio de links, podcasts, murais colaborativos, fóruns, blogs, mapas mentais colaborativos, animações; sistemas de webconferência, teleconferência e chats; laboratório com uso de forma remota; mídia televisiva com diversidade de programação; material impresso, mídia offline, livros didáticos e paradidáticos, livros de literatura, jornais, revistas, obras literárias, infográficos, bem como artigos científicos; materiais temáticos elaborados pelos docentes; metodologias que envolvam guia de atividades com rotina escolar, pesquisas, projetos, entrevistas, experiências, simulações; entre outros recursos.

Os estudantes serão avaliados neste período?

Sim. A avaliação de rendimento deve ser realizada por meio de diversos instrumentos, como questionário de autoavaliação; espaço para verificação da aprendizagem de forma discursiva; lista de exercícios; utilização do acesso às videoaulas como critério; elaboração de pesquisa científica; realização de avaliação oral individual ou em pares; debate em fóruns, estudos de caso, exercícios, trabalhos compartilhados, relatórios, prova online, projetos, autoavaliação, entre outros.

A avaliação também deve ser proporcional ao conteúdo trabalhado. Ou seja, um componente curricular que oferte 20% de carga horária de ensino em atividades pedagógicas não presenciais poderá atribuir até 20% da pontuação que ainda não foi distribuída. Será assegurado aos estudantes momentos de recuperação paralela, durante o distanciamento social ou no retorno das atividades presenciais.

E quem não tem computador ou celular com acesso à internet?

O estudante que não tiver acesso à internet, ou limitações à utilização dos recursos de tecnologias de informação e comunicação, deve informar ao campus o endereço que está utilizando neste momento de isolamento social, além do nome das pessoas autorizadas a receber e entregar atividades na unidade de ensino. É uma das responsabilidades dos docentes disponibilizar no campus as atividades a serem entregues de forma impressa a esses estudantes.
Em relação à disponibilização das atividades avaliativas, considerando também o seu recebimento e o seu envio aos docentes, cada campus definirá os procedimentos, respeitando as medidas de distanciamento social e as orientações dadas pelos órgãos de saúde para este período.

Como ficam os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e as atividades complementares?

As atividades de orientação e apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) devem ser mantidas de maneira não presencial, mediadas por recursos e tecnologias de informação e comunicação. A banca examinadora para os TCCs deverá acontecer na forma de webconferência, com a participação de examinadores a distância.

O estudante de curso de graduação que apresentarem pendência na entrega de documentos para carga horária das atividades acadêmicas complementares para a colação de grau em 2020/1 deverá encaminhar cópia digital legível dos documentos para o e-mail da coordenadoria de curso solicitando análise da documentação, conforme prazo determinado pelo calendário acadêmico do campus.

 

Fim do conteúdo da página