Página inicial > Notícias > Programas Pibid e Residência Pedagógica selecionam supervisores e preceptores

Programas Pibid e Residência Pedagógica selecionam supervisores e preceptores

Publicado: Sexta, 09 de Setembro de 2022, 13h23 | Última atualização em Segunda, 31 de Outubro de 2022, 16h47

As inscrições para a Residência Pedagógica podem ser feitas até 13 de setembro.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) seleciona professores da rede pública de ensino interessados em participar do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), como supervisores; e do Programa de Residência Pedagógica, como preceptores. Serão selecionados 30 professores no Pibid e 36 professores na Residência Pedagógica, para receberem bolsas de R$ 765,00 por até 18 meses.

Os candidatos interessados devem se inscrever em somente um dos programas de ensino do Ifes, Pibid ou Residência Pedagógica. A inscrição da Residência Pedagógica pode ser feita até 13 de setembro. Para o Pibid, foi prorrogada até 18 de setembro.

Acesse os editais:

Edital Proen 01/2022 - Residência Pedagógica - Preceptores

Edital Proen 02/2022 - Pibid - Professor supervisor

Conheça os programas
O Pibid e a Residência Pedagógica são ações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e integram a Política Nacional de Formação de Professores. O Pibid tem por objetivo proporcionar o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da primeira metade de seu curso. Já a Residência Pedagógica destina-se aos alunos que estejam na segunda metade do curso de Licenciatura, ou seja, tenham cumprido ao menos 50% da carga horária prevista.

Entenda o que são supervisores e preceptores
Os supervisores do Pibid e os preceptores da Residência Pedagógica são professores da educação básica responsáveis por planejar, acompanhar e orientar os licenciandos nas escolas-campo. Devem ter formação na área da licenciatura do projeto, possuir pelo menos dois anos de experiência no magistério e pertencer ao quadro de docentes de uma das escolas habilitadas pelas secretarias de educação.

Campi vinculados
As oportunidades estão vinculadas aos campi de Alegre, Aracruz, Cachoeiro do Itapemirim, Cariacica, Guarapari, Itapina, Santa Teresa, Nova Venécia, Venda Nova do Imigrante, Vila Velha e Vitória.

*Atualizado em 13/09/2022