Balanço das atividades das pró-reitorias em trabalho remoto
O surgimento do novo coronavírus e da pandemia da covid-19 fizeram o mundo reconfigurar as formas de se relacionar, de trabalhar e de cuidar das pessoas. No Ifes, a preocupação com a saúde não apenas da comunidade acadêmica, mas de todos, levou à suspensão das atividades presenciais no dia 17 de março. Desde então, servidores passaram a trabalhar prioritariamente de forma remota.
Apesar de desafiadora, a situação não impediu que a instituição realizasse entregas à sociedade, contando com o empenho dos seus servidores. Nesse tempo, as pró-reitorias do Ifes coordenaram medidas diretamente relacionadas ao contexto da pandemia e também avançaram em outras iniciativas importantes para o Instituto, demonstrando que o trabalho - mesmo em sua versão remota - não parou. Em muitas frentes, ele se intensificou.
Confira algumas das ações realizadas (dados de março a setembro):
Pró-Reitoria de Ensino - Proen
A equipe da Pró-Reitoria de Ensino trabalhou para organizar e subsidiar os campi com normativas e orientações para o trabalho remoto / atividades pedagógicas não presenciais.
Principais publicações e atividades do período:
- Resolução nº 1/2020 – CS (alterada pela Resolução 25/2020) - instituindo as APNPs
- Orientações para professores – Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA
- Orientações para alunos - Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA
- Orientações do Fórum Interdisciplinar de Assistência Estudantil aos docentes
- IN nº 01-2020 – Elaboração de materiais e tarefas para discentes com Necessidades Educacionais Específicas
- IN nº 02-2020 – Substituição de atividades presenciais relacionadas às práticas que exijam laboratórios especializados por atividades pedagógicas não presenciais
- Portaria nº 871, de 17 de abril de 2020 – Estabelece, em caráter excepcional, normas referentes à outorga de grau aos estudantes concluintes dos cursos de graduação do Ifes no período acadêmico de 2019/2 e 2020/1.
- Portaria nº 1631, de 4 de setembro de 2020 – Regulamento para o encerramento do semestre letivo 2020/1 e o início do semestre letivo 2020/2
- Parceria da Proen e da Prodi: regulamento e operacionalização do auxílio inclusão digital
- Participação no projeto Alunos Conectados (MEC), que vai contemplar estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo com chips para acesso à internet 3G e 4G.
Pró-Reitoria de Extensão - Proex
Gestão de Ações de Extensão
- Execução continuada do Programa de Apoio à Extensão (Paex)
- Cadastramento das ações de extensão do Ifes
- Manutenção e desenvolvimento do sistema de registro e emissão de certificados da Extensão
- Discussão, elaboração e publicação de orientação sobre estágios: Instrução Normativa PROEX - FIEC nº 02/2020 - Substituição de Atividades de Estágio por Atividades Pedagógicas Não-Presenciais
- Elaboração de proposta de regulamento de cursos de extensão do Ifes
- Elaboração de proposta de regulamento de atividades curriculares de extensão
- Organização da Jornada de Integração do Ifes
Cultura
- Estruturação do Hub Criativo dentro do Programa ES+Criativo
- Gestão dos grupos de trabalho da Rede de Núcleos de Arte e Cultura (NACs) dos campi do Ifes: formulação da Política Cultura do Ifes, elaboração de editais para área de arte e cultura e organização da primeira edição do Conexão Arte e Cultura
- Organização de Galeria Virtual na Jornada de Integração do Ifes
- Capacitação em gestão cultural para membros dos NACs por meio do Programa ES+Criativo
Fomento
- Elaboração, lançamento e execução do edital interno para concessão de bolsas de extensão para estudantes do Ifes
- Elaboração, lançamento e execução dos editais internos para projetos de iniciação tecnológica e para projetos de empreendedorismo inovador com foco na economia 4.0
- Elaboração, lançamento e execução do edital interno para projetos de laboratórios IF Maker
Parcerias
- Apoio às ações de enfrentamento à pandemia de Covid-19
- Elaboração dos termos de parceria com a Sejus, Vice-governadoria e agente de integração de estágio
- Apoio à formalização de parceria com o Porto Central
- Elaboração de acordos de cooperação técnica e planos de trabalho com a Secretaria de Justiça e com a vice-governadoria do Estado, com o INPI, com a Fapes e com as empresas Dreamshaper, Azys e Educavix
Inovação, Empreendedorismo e Propriedade Intelectual
- Nove pedidos de patente depositados
- Uma carta-patente concedida
- Um desenho industrial registrado
- Sete programas de computador depositados e registrados
- Quatro novos acordos de cooperação técnica
- Lançamento da Cartilha "Propriedade Intelectual no Ifes"
- Diversos eventos on-line de fomento à inovação e empreendedorismo com parceiros
- Submissão de projetos a várias chamadas de entidades para captação de recursos voltados ao fomento da inovação e economia criativa
- 02 turmas da capacitação de “Modelagem de Novos Negócios” (mais de 400 vagas em todo o ES)
- Programa Centelha Fapes – Mentoria e apoio na escrita e submissão de projetos, resultando em 25 projetos aprovados em 10 cidades
- Projeto de Spin-off Acadêmicos e empreendimentos inovadores da Fapes: apoio a empreendedores, resultando na aprovação de X projetos apoiados pelo Ifes
- Realização do Desafio da Inovação para discutir o mundo pós-Covid-19: evento voltado à nossa comunidade acadêmica, totalmente on-line pelo canal da Agifes no Instagram, por meio de quatro lives; teve a participação de seis
- Núcleos Incubadores, com mais de 140 inscritos em mais de 30 projetos submetidos
- Abertura do edital de incubação, com o lançamento de 46 vagas em 8 núcleos incubadores
- Chamada Interna 07/2020 - Projetos de Empreendedorismo Inovador do Ifes
- Ciclo de Palestras em Propriedade Intelectual e Patentes Verdes
- Gestão Contínua do Projeto de Alavancagem do NIT-Ifes (Edital 15/08 - Fapes)
- Apoio e acompanhamento do GT - CERNE da Incubadora do Ifes
- Parceria e atividades online com o Programa “Agenda Mulher” - Governo do ES
- Apoio aos Campi para a execução do Projeto Jovens Empreendedores Rurais (SEAG/SEBRAE)
Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional - Prodi
Diretoria de Planejamento
- Apresentação de resultados estimados de Governança conforme as diretrizes do Tribunal de Contas da União e início do plano de trabalho para melhoria das ações da área.
- Início dos trabalhos de contratação de cursos de Gestão Estratégica para o desdobramento do Planejamento Estratégico, ciclo 2019-2023
- Construção e submissão do Relatório de Gestão 2019
- Plano de integridade: trabalho para definição dos novos riscos e atualização do plano.
- Construção do Plano de Dados Abertos
- Treinamento em serviço das funcionalidades do Sipac - Módulo de Protocolo
Coordenadoria Geral de Projetos e Obras de Engenharia
- Acompanhamento de fiscalização de diversas obras e serviços de engenharia, incluindo implantação do Campus Barra de São Francisco e adequação do mezanino da Reitoria (Fase I)
- Participação em comissões de licitações e fiscalização de projetos; assessoria e suporte técnico; e elaboração de termos de referência
- Mediação com a Prefeitura de Vitória para o projeto da sede da Reitoria
- Acompanhamento gerencial da obra de recuperação estrutural do prédio principal de São Mateus com efetivação da rescisão contratual e nova contratação
Diretoria de Tecnologia da Informação
- Disponibilização do acesso remoto e telefonia (VPN) para os servidores da Reitoria
- Ampliação da oferta de salas da conferência web RNP
- Liberação de acesso às ferramentas do GSuite e Office 365
- Atualização de versão do Sipac, possibilitando assinatura de pessoas externas e alunos
- Migração dos servidores do sistema acadêmico
- Processo de instalação do gerador
- Elaboração da Política de Governança Digital
- PDTI 2019-2020
- Elaboração das seguintes minutas: Política de Gestão de Riscos de TI; de Uso de Recursos de TI; e para novo acordo de cooperação técnica com a UFRN
- Processo de contratação de plataforma de capacitação on-line
- Preparação do Sistema de chamados para o Ensino
- Atuação, via Forti, na Equipe de Apoio ao Programa de Alunos Conectados
Diretoria de Gestão de Pessoas
- Orientações sistêmicas quanto às Instruções Normativas referentes ao trabalho no período de pandemia e configuração das ocorrências referentes à covid e ao trabalho remoto no ponto.
- Implantação do sistema SIORG/EORG
- Estudo e desenvolvimento de fluxograma para remoção interna;
- Formação de Grupo de Trabalho para construção da Política Estratégica de Gestão de Pessoas do Ifes
- Normativa e orientações quanto à resposta a demandas da AGU, além de atendimento às demandas de auditorias.
- Lançamento de edital de afastamento e de licença para capacitação, além da implementação de nova metodologia para elaboração do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) e realização de um novo Levantamento de Necessidades de Capacitação (LNC).
- Estudo e coordenação das ações para cadastro no sistema e-Pessoal.
- Análise e encaminhamento para portaria de mais de 30 processos de estágio probatório.
- Elaboração de diversos materiais educativos em saúde - com temas como isolamento, saúde mental, alimentação e ergonomia - e realização de rodas de conversa virtuais.
- Protocolo de Retorno às atividades presenciais - documento geral e documentos “Recomendações em Saúde” e “Ambientes de Alimentação Coletiva”
- Aplicação do “Questionário de saúde e bem-estar dos servidores em tempos de pandemia” e entrega do relatório completo
- Realização presencial de Juntas Médicas Oficiais e visitas domiciliares aos servidores;
- Desenvolvimento de estratégias para aumentar a celeridade das análises dos processos de pagamento
- Implantação do procedimento para pagamento de avaliador de RSC por solicitação eletrônica no SIGRH
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PRPPG
Diretoria de Pesquisa
- Organização e coordenação dos pesquisadores interessados em estudar questões relacionadas à pandemia.
- Estímulo à criação de projetos de pesquisa no combate ao coronavírus via órgãos de fomento, tais como Fapes e CNPq.
- Elaboração, após debates no Fórum de Diretores de Pesquisa dos campi, do protocolo de biossegurança para atividades de pesquisa (aprovado no Cepe e no Colégio de Dirigentes).
- Criação de Instrução Normativa para realização de atividades de pesquisa durante o período de pandemia.
- Lançamento de Chamada Interna PRPPG n° 01/2020 para selecionar propostas a serem enviadas às chamadas públicas de infraestrutura e equipamentos de pesquisa MCTI/FINEP/FNDCT/Ação transversal.
- Publicação dos editais PRPPG n°01/2020, n°02/2020, n°03/2020 e n°04/2020 dos programas de bolsas de Iniciação Científica (Pibic), Voluntariado de Iniciação Científica (Pivic), Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico (Pibiti), Voluntariado em Desenvolvimento Tecnológico (Piviti), Bolsas de Iniciação Científica Júnior (Pibic-Jr). e Voluntariado Júnior (Pivic-Jr).
- Publicação de editais do Prodif para versão e revisão de artigos científicos, além de auxílio para publicações científicas.
- Condução, via Fórum dos Dirigentes de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (do Conif), do Edital n°01/2020 - Enfrentamento à Covid-19.
Diretoria de Pós-graduação
- Estabelecimento de convênio com a Uenf para oferecimento de uma turma de dinter em Produção Vegetal com 25 vagas aos servidores do Ifes.
- Estabelecimento de convênio com a Ufes para oferecimento de uma turma de minter em Administração com 21 vagas aos servidores do Ifes.
- Estabelecimento de convênio com a UFBA para realização do Mestrado em Educação para os servidores do Ifes a ser oferecido em 2021.
- Tradução dos sites dos programas de pós-graduação e grupos de pesquisa para 5 idiomas.
- Construção do II Simpósio dos programas de Pós-Graduação do Ifes.
- Gestão do processo de criação do Planejamento Estratégico dos Programas de Pós-Graduação do Ifes.
- Articulação junto aos Programas Stricto Sensu para submissão de proposta ao Edital CNPq n° 12/2020 - MAI DAI – Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação.
- Acompanhamento da gestão das ações afirmativas na pós-graduação, e acompanhamento dos editais dos programas de pós-graduação.
- Lançamento de edição especial da Revista Ifes Ciência voltada à covid-19.
Pró-Reitoria de Administração - Proad
- A Pró-Reitoria de Administração atuou para dar suporte às demandas específicas desse período, aprimorando os processos em virtude do trabalho remoto e garantindo a execução dos serviços sem interrupções.
- Com o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), a Proad comandou o processo licitatório para aquisição de 78 impressoras 3D para a fabricação dos insumos distribuídos.
- Também atuou para a descentralização de recursos para suprir, entre outras demandas, o auxílio de inclusão digital para os alunos.
- A pró-reitoria já trabalha com a elaboração de processos que subsidiarão um eventual retorno às atividades presenciais, como compra de EPI; adaptação da estrutura para instalação de lavabos; contratação de serviço de desinfecção; e implementação de triagem para medição de temperatura e acompanhamento através de exame.
- Números de janeiro a agosto, para todo o Ifes:
- Processos de compras realizados: 594
- Pregões: 266
- Contratos formalizados: 81
- Termos Aditivos Assinados: 215
- Emissão de Empenhos: 3510
- Notas de Crédito: 513
- Pagamentos Efetuados: 9844
- Economia entre janeiro e agosto (em comparação ao mesmo período do ano anterior, para todo o Ifes):
- Serviços de Energia Elétrica: -41,58%
- Serviços de água e esgoto: -33,05%
- Serviços de comunicação em geral: -35,13%
- Diárias no País: -77,25%
- Diárias no exterior: -76,95%
- Passagens no País: -29,15%
- Total de redução de despesas: 43,27%
Ações conjuntas
Ações conjuntas PRPPG e Proex
- Publicação da Chamada Pública para Apoio de Projetos – Proex/PRPPG n°01/2020 visando buscar o apoio e doações para iniciativas do Ifes para o enfrentamento à pandemia.
- Publicação da Chamada Interna – Proex/PRPPG – IFES - n°02/2020 de seleção de projetos de inovação do Ifes, integrando pesquisa e extensão, para serem submetidos em proposta institucional para o edital do Conif n°01/2020 – Enfrentamento à Covid-19.
- Publicação da Chamada Interna – PROEX/PRPPG – IFES - n°03/2020 para selecionar três projetos para compor a proposta institucional para o Edital n°35/2020 SETEC/MEC – Apoio à criação dos laboratórios de prototipagem Lab IFMarker na Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica.
- Organização da compra de insumos, logística, pactuação, levantamento de informações referentes à produção e entrega de materiais de limeza e desinfecção.
Estruturação do Hub Criativo dentro do Programa ES+Criativo
Gestão dos grupos de trabalho da Rede de Núcleos de Arte e Cultura (NACs) dos campi do Ifes: formulação da Política Cultura do Ifes, elaboração de editais para área de arte e cultura e organização da primeira edição do Conexão Arte e Cultura
Organização de Galeria Virtual na Jornada de Integração do Ifes
Capacitação em gestão cultural para membros dos NACs por meio do Programa ES+Criativo
Redes Sociais