Autoavaliação institucional começa nesta segunda (11)
Estudantes e servidores podem responder até 13 de dezembro de 2024
A Autoavaliação Institucional é um instrumento que possibilita que estudantes e servidores contribuam para melhorias no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Neste ano, o questionário da Autoavaliação estará disponível a partir desta segunda-feira (11) e poderá ser respondido até 13 de dezembro. Acesse o questionário: avaliacao.ifes.edu.br.
De acordo com Gabriel Antônio Dalla Colleta da Costa, presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA), “ a Autoavaliação Institucional é uma oportunidade para toda a comunidade acadêmica participar ativamente da construção de um futuro melhor para a instituição, oferecendo feedbacks valiosos para a tomada de decisões.”. Gabriel também destaca que “o questionário foi simplificado e agora conta com 38 questões obrigatórias para estudantes e 40 para servidores. Além disso, os participantes podem enviar suas sugestões e críticas em cada um dos cinco eixos avaliados. Neste ano o questionário também está disponível em Libras.
Ao promover um espaço de diálogo e reflexão, a Autoavaliação Institucional busca garantir que as ações da instituição estejam alinhadas com as necessidades e expectativas de todos os envolvidos.
A Autoavaliação Institucional atende a orientação disposta na Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). No Ifes, a Autoavaliação Institucional é organizada pela CPA e Comissões Setoriais de Avaliação (CSAs) dos campi.
A avaliação é uma exigência do Ministério da Educação (MEC) para reconhecimento de cursos superiores, pois serve de base para análise dos indicadores da qualidade da educação, o que é analisado na avaliação in loco do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Além dos discentes dos cursos superiores, também podem participar discentes dos cursos técnicos e de pós-graduação, além de todos os servidores, incluindo também professores substitutos e professores voluntários.
Redes Sociais