Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Inovação
Início do conteúdo da página

Inovação no Ifes

Publicado: Quinta, 25 de Maio de 2023, 11h07 | Última atualização em Quinta, 25 de Maio de 2023, 11h27

Inovar está no DNA do Ifes. Faz parte de sua lei de criação, da sua missão, do seu cotidiano. Promover a educação a partir da percepção da realidade e do contexto em que se está, impactando não apenas na vida dos envolvidos no processo educacional, mas também na sociedade: essa ideia é indissociável da história da instituição.

Para facilitar o entendimento e aplicação da palavra INOVAÇÃO, vamos fazer uma trilha de conhecimento:

UM TERMO MÚLTIPLO
A palavra “inovação” é bastante popular e parece simples por estar tão inserida na vida cotidiana. Em sua dimensão histórica, foi usada para designar novas formas e técnicas artísticas (no Renascimento), novas máquinas e formas de produção (na Revolução Industrial) e ainda a ascensão das novas bases científicas e tecnológicas no século XX. Na economia, a inovação esteve muito conectada à medição do impacto de novos bens, novos métodos de produção, novos mercados ou matérias-primas para a indústria e o crescimento econômico.

TIPOS DE INOVAÇÃO
Inovação Disruptiva
Algo que gera mudanças radicais e dramáticas.

Inovação Incremental
Cria melhorias contínuas e dá sustentação a um processo ou produto.

MAS...
Hoje percebe-se que inovação não é somente sobre economia, ou sobre tecnologias digitais. Pensamos a inovação também como fonte de mudanças sociais (“Inovação Social”), ou seja, como solução de problemas sociais de forma efetiva, sustentável ou mais justa, de modo a beneficiar a coletividade.

PARTIR PARA A TRANSFORM(AÇÃO)
Inovar é colocar a mão na massa, não basta só imaginar. Inovação é ideia aplicada e executada. São processos, produtos e sociedade melhorados, transformados e recriados por meio de ações.

“Inovador não é quem tem boas ideias, inovador é quem tem a capacidade de, com uma boa ideia nas mãos, transformar o mundo a seu redor, agregando valor, seja econômico, social, ou pessoal. Enfrentar e vencer os desafios, transformar, criar o novo.” (AUDY, 2017, P. 75). 



UMA PLATAFORMA

Com a estruturação da CIDADE DA INOVAÇÃO, o Ifes abre novos caminhos nessa direção. Muito mais do que ser um espaço físico para interação, o objetivo da Cidade é ser uma plataforma que conecte as ideias à ação e o Ifes ao mundo. Assim, o Instituto espera promover para dentro e para fora de seus muros esse olhar transformador, agregando parcerias e multiplicando oportunidades.

 

Conheça as estruturas que trabalham diretamente a inovação no Ifes:

Agifes - Agência de Inovação do Ifes

Polo de Inovação

Cidade da Inovação

 

Fim do conteúdo da página