Programação diversa marca os dias de Jornada de Integração na Serra
Além das atividades voltadas para área da tecnologia, também aconteceram exposições culturais e apresentações de música e teatro.
Nos dias 28 e 29 de novembro, o Campus Serra recebeu a etapa da Região Central da Jornada de Integração do Ifes 2024. O evento contou com a participação dos campi Cariacica, Cefor, Centro-Serrano, Viana, Vila Velha e Vitória. Além disso, o Campus Serra também recebeu a 6ª Feira de Ciências e Inovação Capixaba (Fecinc), que começou na quarta-feira (27). A programação da Jornada foi diversa e teve palestras, mostras de trabalhos, apresentações culturais, rodas de conversa, oficinas e um destaque para o Torneio e Mostra Tecnológica de Robótica.
O estudante Marcos Passamani esteve em um dos Torneios de Robótica e conta que fez o robô com a ajuda da sua equipe. Ele é aluno do curso Técnico em Mecatrônica no Campus Serra. “Foi uma experiência gratificante porque tudo que eu aprendi no curso, eu utilizei”, diz o aluno. Os robôs funcionam por bluetooth e por um aplicativo de controle remoto. O Torneio imita um jogo de futebol de mesa, só que com robôs competindo. Na plateia, havia estudantes do Ifes e também outros alunos de escolas de ensino fundamental. “É muito legal mostrar este trabalho para mais pessoas durante a Jornada. Creio que se não fosse no Ifes, eu não teria essa oportunidade”, afirma Marcos.
Responsável pela organização do Torneio, o professor Richard Tello ministra disciplinas na área da robótica no Campus Serra. “O Ifes já é um destaque na área da robótica, a nível nacional e internacional. Então, a ideia de competir é a questão de juntar as duas áreas que nós temos aqui de grande potencial: a automação e a informática/programação.”, afirma Richard. O professor conta ainda que a Jornada é uma grande plataforma para divulgar o trabalho que é desenvolvido com os alunos em um Projeto de Extensão.
Entre os minicursos oferecidos durante a Jornada de Integração, foi realizado o minicurso “Introdução à Robótica Lego”. Segundo João Vítor, que ministrou o minicurso, esta oportunidade faz total sentido para os alunos: “Eles já conseguem ter um contato, ver os sensores funcionando, tudo de uma forma muito prática”, explica. Artur Benevides está no 1º ano do curso Técnico em Mecatrônica e se interessou pelo minicurso porque gosta muito do tema e quer seguir nessa área no seu futuro profissional. “Quero aprender a montar robôs, fazê-los andar. Estou muito ansioso mesmo”, diz o aluno.
Além das atividades voltadas para área da tecnologia, alunos de outros cursos, como Pedagogia, apresentaram seus trabalhos de forma interativa, como o grupo do projeto “Escape Room”, que preparou uma experiência sensorial para os visitantes conhecerem uma maneira mais didática de ensinar e aprender Ciências. Também aconteceram exposições culturais como a “Cores da Consciência”, bem como apresentações de música e teatro.
Trabalhos da Jornada de Integração na Serra
Paralelo às atividades citadas, aconteceram as Rodas de Conversa de Ensino e Extensão. De acordo com o coordenador geral de Ações de Extensão do Ifes, Célio Proliciano Maioli, esse formato tem o intuito de quebrar a formalidade de uma apresentação de Pesquisa. Assim, no modelo atual não há uma nota atribuída aos alunos e o objetivo é estritamente a troca de experiências.
Já nos posters distribuídos no ginásio do Campus Serra, os estudantes apresentaram seus trabalhos para os avaliadores ao longo dos dois dias. Ana Laura é aluna da graduação em Biomedicina no Campus Vila Velha e participou da sua primeira Jornada de Integração. Ela conta que o evento foi mais do que esperava: “Aqui tem muitos projetos desenvolvidos. Eles trazem protótipos e eu achei sensacional.”. Além disso, ela destacou também os trabalhos da Fecinc expostos por alunos do ensino fundamental e médio: “Tem pessoas muito jovens, né?! Então ver que esses adolescentes já estão inseridos no mundo da Pesquisa é muito gratificante”, pontua.
Redes Sociais