Ifes publica versão de Cadernos Metodológicos sobre Potências Juvenis
Publicações foram elaboradas durante parceria entre o Ifes, a Fapes e a Secretaria Estadual de Direitos Humanos.
Pesquisadores e extensionistas vinculados ao projeto "Metodologias de Redes de Economia Criativa de Base Comunitárias nos Labpocas", realizado em parceria entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (FAPES) e a Secretaria Estadual de Direitos Humanos (SEDH), publicaram 14 Cadernos Metodológicos que foram elaborados ao longo da execução do projeto. As atividades foram realizadas entre 2023 e 2024.
A ação foi coordenada pelo Núcleo Interinstitucional de Pesquisa em Desconstrução, Economia Criativa e Sustentabilidade (Poiein) e contou com encontros entre professores, técnico-administrativos e estudantes do Ifes com as equipes de colaboradores e coletivos que atuam nos Centros de Referência de Juventudes (CRJ's). Os Centros, por sua vez, são espaços públicos nos territórios que fazem parte da política JuventudES, realizada pela SEDH. O papel do Ifes foi o de diagnosticar e oferecer suporte metodológico para a implementação de laboratórios de economia criativa, denominados Laboratórios de Potencialidades Capixabas (LabPopcas), previstos no projeto apresentado pela Secretaria ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para captar os recursos para implementação dos Centros.
Os documentos, elaborados de forma compartilhada entre os atores do projeto, foram publicados como resultado final da parceria, e reúnem insights, reflexões e apontamentos com o objetivo de oferecer um percurso formativo à Rede de Economia Criativa de Base Comunitária mobilizada nos LabPocas. Segundo o coordenador do projeto, professor Robson Malacarne, do Campus Viana, estas versões estão abertas para revisões dos participantes, com o objetivo de serem reunídas em um livro. "Conseguimos sistematizar um material bastante rico, do ponto de vista teórico-metodológico, que aporta uma contribuição enorme ao conceito Economia Criativa de Base Comunitária, pontuou.
Malacarne destaca que, a partir das discussões provocadas pelo Núcleo Poiein, um posicionamento metodológico sobre a economia criativa como parte do desenvolvimento sustentável têm se tornado uma preocupação nas políticas públicas voltadas para o tema no Espírito Santo. "Há uma outra economia, vibrante, pujante e criativa acontecendo nos territórios, que não diz respeito apenas ao Produto Interno Bruto (PIB), como descrevem os documentos oficiais sobre economia criativa. A ideia de economia criativa de base comunitária joga luz justamente sobre essa outra economia, invisibilizada, mas permeada por valores e relações de trocas materiais e simbólicas, que não sáo possíveis de serem alcançadas pelas ferramentas que hoje tentam medir o desenvolvimento de determinado lugar", explica.
Segundo a professora Fabienne Passamani, que atuou como coordenadora-adjunta do projeto, esse ganho metodológico é incomensurável. " Os laboratórios de economia criativa de base comunitária são parte do projeto original dos CRJ's, e necessitavam de aprofundamento conceitual, sustentado em investigação científica. Com as publicações, estamos falando de uma mudança no olhar sobre as juventudes e sua relação com a economia criativa, a partir de lentes que incluem comunidades que se reúnem em torno dos CRJ's", reforça.
Os Relatórios de Pesquisa, apresentados em formato de Cadernos Metodológicos (versão de 14/12/2024), estão disponíveis para acesso público por meio do link: https://encurtador.com.br/tpFHO . As sugestões de atualizações podem ser feitas por meio do formulário eletrônico: https://forms.gle/33FHpj5Ci2UkYgzy7
LabPocas
Os LabPocas são laboratórios temáticos localizados nos Centros de Referência das Juventudes (CRJs), que integram o Eixo de Proteção Social do Programa “Estado Presente”. Os CRJs estão presentes nos municípios de Vila Velha, Serra, Cariacica, Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, São Mateus, Aracruz, Colatina e Guarapari. Entre os objetivos dos LabPocas está a promoção do desenvolvimento de competências por meio da economia criativa de base comunitária, sendo uma das diversas iniciativas oferecidas aos jovens atendidos por cada CRJ.
Após a disponibilização do espaço físico, dos recursos para aquisição de equipamentos e da contratação das equipes operacionais dos LabPocas pela SEDH, tornou-se evidente a necessidade de elaborar planos metodológicos que conectassem o potencial dos territórios ao interesse das juventudes locais. Como estratégia, foi desenvolvida uma metodologia em parceria com a Agência de Economia Criativa Experimental (AGECX), projeto de extensão do Ifes vinculado ao Núcleo de Pesquisa e Extensão em Desconstrução, Economia Criativa e Sustentabilidade (Núcleo Poiein).
Núcleo Poiein
O Poiein é um núcleo interinstitucional que mobiliza pesquisadores da rede federal no Espírito Santo (Ifes e Ufes) para conduzir estudos e experimentações nas áreas de desconstrução, economia criativa e sustentabilidade. Entre suas iniciativas, destaca-se a realização de “seminários de escuta” junto aos Centros de Referência das Juventudes (CRJs), com o objetivo de investigar como os coletivos — organizações espontâneas da sociedade civil de caráter comunitário — são compreendidos nesses espaços. Paralelamente, buscou-se explorar como a noção de “economia criativa” é percebida, representada e aplicada em cada território atendido pelo programa “Estado Presente”, com destaque para os Laboratórios de Potencialidades Capixabas (LabPocas).
Redes Sociais