Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Cursos > Graduação > Licenciatura em Geografia
Início do conteúdo da página

Licenciatura em Geografia

Publicado: Quarta, 30 de Setembro de 2015, 14h28 | Última atualização em Segunda, 26 de Junho de 2023, 16h09

O curso de Licenciatura em Geografia tem como objetivo formar professores para atuar no ensino de Geografia na Educação Básica.

Perfil do Profissional

O Licenciado em Geografia é o professor que planeja, organiza e desenvolve atividades e materiais relativos à Geografia. Sua atribuição central é a docência na Educação Básica, que requer sólidos conhecimentos sobre os fundamentos da Geografia, sobre seu desenvolvimento histórico e suas relações com diversas áreas, assim como sobre estratégias para transposição do conhecimento geográfico em saber escolar.

Além de trabalhar diretamente na sala de aula, o licenciado elabora e analisa materiais didáticos, como livros, textos, vídeos, programas computacionais, ambientes virtuais de aprendizagem, entre outros. Realiza ainda pesquisas em socioambientais, coordena e supervisiona equipes de trabalho. Em sua atuação, prima pelo desenvolvimento do educando, incluindo sua formação ética, a construção de sua autonomia intelectual e de seu pensamento crítico (BRASIL, Referenciais Curriculares Nacionais dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura, 2010c).

Esta formação deve propiciar o entendimento do processo histórico de construção do conhecimento na área da geografia, no que diz respeito a conceitos, princípios e teorias, bem como a compreensão do significado da Geografia para a sociedade e da sua responsabilidade como educador nos vários contextos de sua atuação profissional, consciente do seu papel na formação de cidadãos. Também deve capacitar à busca autônoma, a produção e divulgação do conhecimento e propiciar a visão das possibilidades presentes e futuras da profissão.

O Licenciado em Geografia deve se comprometer com os resultados de sua atuação, pautando sua conduta profissional por critérios humanísticos e de rigor científico, bem como por referenciais éticos e legais. Deve, ainda, ter consciência da realidade em que vai atuar e da necessidade de se tornar agente transformador dessa realidade, na busca da melhoria da qualidade de vida da população humana.

Área de Atuação

O Licenciado em Geografia pode propor, planejar, executar e coordenar projetos de ensino e programas de caráter educativo aplicável ao ensino de Geografia; capacidade para atuar no ensino Fundamental e médio ministrando disciplinas, desenvolver métodos e técnicas para a elaboração de mapas temáticos e de outras representações gráficas; elaboração de material didático para o ensino de Geografia; assessorar instituições em projetos de ensino e aprendizagem elaborando e executando projetos de desenvolvimento de conteúdos curriculares, desenvolvendo pesquisas de investigação geográfica, participando da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino. Outro campo de atuação envolve o planejamento, execução e coordenação de projetos socioambientais de estabelecimentos que abarcam a esfera do terceiro setor, e de instituições públicas e privadas.

Campi em que o curso é ofertado

Campus Nova Venécia

Modalidade Presencial

Tipo Licenciatura

Turno Noturno 

Duração 4 anos 

Quantidade de vagas/ano 40

Periodicidade da oferta Anual

Ato de autorização 
Resolução CS nº 16, de 23/05/2014 e Resolução CS nº 17, de 14/03/2016

Ato de reconhecimento 
Portaria nº 188, de 17/03/2018 

Ato de renovação de reconhecimento
Portaria Mec nº 152, de 21/06/2023

Contato 
geografia.nv@ifes.edu.br

Projeto pedagógico do curso  

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página