Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Cursos > Pós-Graduação > Pós-graduação Especialização em Educação em Humanidades
Início do conteúdo da página

Pós-graduação Especialização em Educação em Humanidades

Publicado: Terça, 03 de Outubro de 2023, 17h33 | Última atualização em Terça, 03 de Outubro de 2023, 17h36

Campus

Alegre

Sobre o curso

O curso de Pós-graduação lato sensu em Educação em Humanidades é ofertado na modalidade à distância, a carga horária é de 420 horas, com duração de 3 (três) semestres letivos. Entre os seus principais objetivos, destaca-se a oferta de qualificação aos profissionais graduados nas áreas de Humanidades ou a elas correlatas, por meio de uma formação abrangente, transdisciplinar e fundamentada no debate acadêmico contemporâneo, para atuarem em seus ambientes profissionais com conhecimentos que lhes capacitem a identificar e intervir sobre a realidade social e local. Fundamenta-se numa perspectiva transdisciplinar, com o olhar voltado para o diálogo entre o ambiente acadêmico, as comunidades locais e os movimentos sociais e sua inserção no mundo o trabalho.

Em sintonia com as questões étnico-raciais, de gênero e socioambientais, esta especialização caracteriza-se pela busca de construção de saberes que atentem para a dialogicidade e para a circularidade, na medida em que propõe uma educação libertária, aberta ao outro, visando à inclusão e integração dos sujeitos. Assenta-se tanto na perspectiva dos estudos decoloniais - a partir dos quais é possível pensar a construção de saberes que rejeitem a compreensão eurocêntrica de mundo -, quanto nos pressupostos da cultura e do poder, pensados em múltiplos sentidos, mas interconectados. Do mesmo modo, debruça-se sobre a diversidade cultural e étnica responsável pela tessitura da sociedade capixaba, buscando compreendê-la de forma a valorizar as produções regionais e locais do Espírito Santo.

Ao final do curso, espera-se que o especialista em Educação em Humanidades seja capaz de identificar os problemas sociais no âmbito geral e local e sobre eles atuar como um agente transformador da realidade local, apresentando melhorias e promovendo cooperação entre os profissionais de suas respectivas áreas de atuação. Além disso, enseja-se que seja comprometido com os aspectos éticos da sua profissão e com a difusão de práticas próprias ao pleno exercício da cidadania, e apto a incorporar a pesquisa e a extensão como elementos constitutivos de sua atividade laboral, sendo responsável pela implementação de práticas inovadoras.

No primeiro semestre do curso, os componentes curriculares versam sobre conhecimentos ligados à história e política da educação brasileira, inclusão e diversidade, além de ambientação em educação à distância. No segundo semestre serão abordadas questões relativas à memória, identidades, cultura, educação ambiental, gênero, estudos decoloniais, relação étnico-raciais, entre outros. Já a última parte do curso será destina à construção e apresentação do Trabalho Final de Curso (TFC).

Público-alvo

Devido à grande abrangência da área do curso, a formação do aluno que poderá cursar a especialização em Educação em Humanidades é diversificada. O curso será oferecido a estudantes graduados nas áreas de Ciências Humanas, Artes, Linguagens, Letras e Ciências Sociais Aplicadas. Por sua amplitude, atende a uma enorme gama de graduados em distintas disciplinas e campos profissionais diversos: Administração, Artes, Biblioteconomia, Ciências Sociais, Contabilidade, Direito, Economia, Filosofia, Geografia, História, Jornalismo, Letras, Pedagogia, Psicologia, Publicidade e Relações Internacionais. Por possuir um caráter que visa à formação em Humanidades, o curso também atende aos profissionais graduados, que trabalham como técnicos administrativos de múltiplas áreas e instituições públicas e privadas, como o Instituto Federal do Espírito Santo e o Instituto Estadual do Meio Ambiente (IEMA).

Carga Horária

420 horas

Duração 

18 meses

Coordenador

Adilson Silva Santos
adilson.santos@ifes.edu.br

Contato

(28) 3564-1800 – Ramal: 1828
posgrad.alegre@ifes.edu.br

Portaria de autorização

Portaria Nº 1820, de 22 de agosto de 2023

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página