Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Cursos > Pós-Graduação > Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia de Produção com ênfase em Ciência de Dados
Início do conteúdo da página

Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia de Produção com ênfase em Ciência de Dados

Publicado: Terça, 27 de Março de 2018, 16h30 | Última atualização em Terça, 14 de Dezembro de 2021, 15h56

Campus

Cariacica

Sobre o curso

O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia de Produção com ênfase em Ciência de Dados encontra-se inserido na área do conhecimento das Engenharias III. A ênfase em Ciência de Dados objetiva estudar e resolver problemas reais que envolvam a tomada de decisão baseada em dados, possibilitando o envolvimento em praticamente todos os domínios da atividade humana.

O processo decisório no contexto das organizações tem-se tornado cada vez mais complexo, devido ao cenário de turbulências e incertezas econômico sociais. Decidir por uma ou outra solução para um dado problema, não é uma ação simples, são necessárias informações consistentes e precisas sobre o problema em questão.

No contexto da Engenharia de Produção, a ciência de dados se insere na área de Pesquisa Operacional. Ela é considerada um dos pilares da Indústria 4.0, envolvendo a análise de grandes quantidades de dados com o objetivo de aumentar a performance dos processos industriais, possibilitando um melhor entendimento de sistemas produtivos e aperfeiçoando a tomada de decisões.

Público-alvo

O curso de pós-graduação busca complementar a formação técnico-científica de profissionais egressos com as formações nas áreas de Engenharias, Ciências Exatas e da Terra e Ciências Sociais Aplicadas.

Carga Horária

420 horas

Duração

24 meses 

Coordenador

Tiago José Menezes Gonçalves
tiago.goncalves@ifes.edu.br

Contato

(27) 3246-1600​

Portaria de autorização

Portaria nº 2226, de 8 de dezembro de 2021

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página