Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias para o servidor > Cass orienta servidores a atualizar o cartão de vacina
Início do conteúdo da página

Cass orienta servidores a atualizar o cartão de vacina

Publicado: Quarta, 08 de Março de 2017, 17h32 | Última atualização em Quinta, 09 de Março de 2017, 13h04

A orientação é uma medida preventiva contra a febre amarela e a caxumba.

A Coordenadoria de Atenção à Saúde do Servidor (Cass), do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), orienta todos os servidores a atualizar o cartão de vacina, no posto de saúde mais próximo de sua casa. A orientação é uma medida preventiva contra várias doenças, como a febre amarela e a caxumba, que registram surto no Espírito Santo nos últimos meses. 

Febre amarela
A febre amarela é transmitida por meio de picada de mosquito infectado. Os sintomas são: febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo, fadiga e fraqueza.

A vacina é a medida mais importante para prevenção e controle da doença. Ela é contraindicada para crianças menores de seis meses, idosos acima dos 60 anos, gestantes, mulheres que amamentam crianças de até seis meses, pacientes em tratamento de câncer e pessoas imunodeprimidas.

Após a vacinação, o efeito de proteção começa a contar a partir do décimo dia.

Caxumba
A caxumba afeta as glândulas parótidas, as glândulas salivares localizadas abaixo e na frente das orelhas. A doença é transmitida pela saliva infectada. A prevenção é feita por meio de vacina, aplicadas gratuitamente nas unidades de saúde.

Algumas pessoas não apresentam sintomas. Quando ocorrem, os sintomas incluem glândulas salivares inchadas e doloridas, febre, dor de cabeça, fadiga e perda de apetite.

Em caso de aparecimento dos sintomas das doenças mencionadas, o servidor deve procurar atendimento médico.

Fim do conteúdo da página