Página inicial > Notícias para o servidor > Servidores do Ifes podem acessar software de gestão de referências bibliográficas

Publicado: Quarta, 24 de Maio de 2017, 18h08 | Última atualização em Sexta, 02 de Junho de 2017, 15h51

A versão institucional do Mendeley está disponível para os que entrarem no grupo do Instituto.

Os servidores do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) poderão ter acesso às funcionalidades da versão institucional do software Mendeley, de gestão de referências bibliográficas. A versão foi disponibilizada para o Ifes por meio de convênio da proprietária do programa, a empresa Elsevier, com a Capes. O software permite criar citações e listas de bibliografias automaticamente; compartilhar materiais de pesquisa entre grupos; e organizar e armazenar artigos e livros localmente e na nuvem.

Na versão gratuita, o Mendeley oferece 2GB de espaço para armazenamento. Já na institucional, são 100 GB, entre outras vantagens. Para utilizar a ferramenta, o servidor deve se cadastrar utilizando o e-mail institucional e, depois, entrar no grupo do Ifes, no endereço https://www.mendeley.com/groups/10047661/instituto-federal-do-espirito-santo/.

O Mendeley pode ser utilizado em desktops e dispositivos móveis. Ele funciona como um repositório em que o usuário coloca todo o seu material de referência, como livros e artigos, podendo ainda guardar cópias dos documentos. Na hora de redigir um trabalho acadêmico, o software cria automaticamente as referências bibliográficas.