Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias para o servidor > Tire suas dúvidas a respeito do exame periódico no Ifes
Início do conteúdo da página

Tire suas dúvidas a respeito do exame periódico no Ifes

Publicado: Segunda, 10 de Junho de 2019, 16h47 | Última atualização em Segunda, 10 de Junho de 2019, 17h31

Convocações já foram iniciadas em alguns campi, na Reitoria e no Cefor.

A convocação de servidores para os exames médicos periódicos já foi iniciada nos campi de Alegre, Aracruz, São Mateus, Serra e Vitória, além da Reitoria e do Cefor. Foram convocados aqueles com aniversário de janeiro a junho. A Coordenadoria de Atenção à Saúde do Servidor (CAS) relembra alguns pontos importantes para responder à convocação.

O primeiro é a necessidade de aceitar ou recusar a realização dos exames. Após receber o chamado via e-mail, o servidor deve acessar o Módulo Servidor no site www.siapenet.gov.br, clicar em Sigepe e escolher o ícone “Saúde do Servidor”. Depois de clicar na opção “Exame Periódico”, na qual pode concordar ou não.

Caso não concorde, é necessário imprimir o “Termo de Responsabilidade”, assinar e entregá-lo ou enviá-lo à Coordenadoria de Gestão de Pessoas do campus ou à Coordenadoria de Atenção à Saúde para os servidores da Reitoria e Cefor. Já com a concordância, o servidor deve selecionar o município da unidade onde está lotado para a realização dos exames. Depois, é necessário imprimir as guias e separá-las, na linha pontilhada, já que as solicitações para os diversos exames é impressa em uma mesma folha. As guias devem ser entregues no serviço contratado, devidamente datadas e assinadas pelo servidor.

A assistente social da CAS, Sandra Pereira Gonçalo, explica que é possível para o servidor entregar exames recentes, sem a necessidade de repeti-los, caso tenha essa preferência. Para isso, o servidor deverá se atentar aos prazos de validade dos exames especificados na cartilha do exame periódico (disponível logo abaixo) e agendar o atendimento com o médico do trabalho de acordo com a guia impressa. Já se optar pela realização dos exames, é necessário que procure o atendimento contratado pelo Ifes.

Ela ressalta que os exames podem ser feitos em horário de expediente, sem qualquer ônus ou necessidade de compensação. Eles sempre serão agendados em locais próximos ao trabalho, credenciados pela empresa contratada. Com os resultados dos exames em mãos, o servidor deverá agendar atendimento com o médico do trabalho, que entregará uma via do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) para o servidor e arquivará outra no prontuário de saúde.

Cartilha
Uma cartilha foi elaborada para explicar como o processo de exames periódicos acontece no Ifes. Dúvidas também podem ser sanadas nas coordenadorias de gestão de pessoas ou na CAS (telefone 3357-7500, ramal 2021; ou mail para cas.rei@ifes.edu.br.

No Ifes, os exames médicos periódicos que são realizados pelos servidores cumprem as regras estabelecidas pelo decreto nº 6856, de 25 de maio de 2009, e pela portaria nº 4, de 15 de setembro de 2009, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Acesse a cartilha Exames Médicos Periódicos.

Veja orientações sobre os exames periódicos.


Cronograma

Neste mês de junho, serão convocados os servidores da Reitoria, do Cefor, e dos campi de Alegre, Aracruz, São Mateus, Serra e Vitória nascidos em junho, julho e agosto. Já no mês de julho, serão chamados os nascidos em setembro, outubro, novembro e dezembro.

Fim do conteúdo da página