Página inicial > Notícias para o servidor > Programa Pesquisador de Produtividade do Ifes é regulamentado

Programa Pesquisador de Produtividade do Ifes é regulamentado

Publicado: Quinta, 27 de Junho de 2019, 17h57 | Última atualização em Quinta, 27 de Junho de 2019, 17h58

Resolução do Conselho Superior prevê destinação de até 20 horas semanais às pesquisas.

O Conselho Superior do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) regulamentou o Programa Pesquisador de Produtividade (PPP), por meio da Resolução CS 10/2019. A resolução prevê a destinação de carga horária dos servidores para a realização de atividades de pesquisa, podendo chegar a até 20 horas semanais, dependendo das entregas a serem feitas e da modalidade em que o pesquisador se enquadrar.

São previstas três modalidades: PQ-3, com destinação de 8 até 11 horas para pesquisa; PQ-2, com 12 a 15 horas; e PQ-1, de 17 a 20 horas. Elas se diferenciam em relação aos tipos e números de entregas que deverão ser realizadas, ao final de dois anos. É descrito na resolução que a seleção será realizada por edital que avaliará a produção técnico-científica do candidato nos últimos anos.

As vagas serão distribuídas por área de conhecimento e serão proporcionais à demanda de propostas classificadas no futuro edital do PPP-Ifes. Poderão participar da seleção todos os servidores permanentes do Ifes cadastrados em grupos de pesquisa presentes na lista de grupos ativos do diretório do CNPq.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do Ifes, André Romero, explicou que a ideia é que o primeiro edital do programa seja desenvolvido até o final deste ano, para que seja lançado e executado ao longo do primeiro semestre de 2020, com os primeiros pesquisadores de produtividade designados em 2020/2. “Entendo que este programa é um avanço em nossa instituição e favorecerá o desenvolvimento da pesquisa nos campi, sobretudo no interior, buscando associar técnicas e metodologias que possam resolver problemas da sociedade e do setor produtivo local”, comentou.

Sávio Berilli, diretor de Pesquisa do Ifes, ressalta que essa nova resolução faz parte de uma série de ações promovidas pela PRPPG no sentido de valorizar e avançar com as atividades dos pesquisadores do Ifes. “Os produtos gerados pelos pesquisadores vão elevar os índices de pesquisa institucionais induzidos pela PRPPG, o que tornará nosso instituto mais preciso e objetivo nas ações das pesquisas institucionais”, avaliou.

O diretor de Pós-Graduação do Ifes, Pedro Leite, lembrou que os interessados deverão ter anuência de suas chefias para se inscrever na seleção, quando ela for lançada, o que garantirá um equilíbrio na distribuição dos trabalhos e aulas a serem desenvolvidos. “Existe uma tendência de distribuição igual de carga horária entre os docentes, por exemplo, e essa resolução vai possibilitar que aquele docente que tenha um trabalho de pesquisa possa se dedicar mais a ele, se houver viabilidade, atendendo ao interesse institucional do Ifes de entregar pesquisas à comunidade”, exemplificou.

Acesse a Resolução CS 10/2019 e seus anexos.