Página inicial > Notícias para o servidor > Diretoria de Pesquisa orienta pesquisadores sobre prestação de contas dos editais Picti

Publicado: Sexta, 17 de Abril de 2020, 15h51 | Última atualização em Sexta, 17 de Abril de 2020, 15h52

Confira as orientações.

A Diretoria de Pesquisa do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) divulgou comunicado aos pesquisadores referente à prestação de contas dos projetos de iniciação científica durante a suspensão das atividades letivas presenciais em função da pandemia da Covid-19. De acordo com a diretoria, os pesquisadores devem relatar todos os prejuízos aos projetos ocorridos nesse período, para que fique documentado no relatório final essas ocorrências.

O diretor de Pesquisa do Ifes, Sávio da Silva Berilli, reforça que a iniciação científica vai além da experimentação e os orientadores podem sugerir outras atividades aos estudantes durante esse período. “O orientador pode proporcionar que seus alunos tenham contato com outras formas de ciência, tais como a leitura de artigos científicos; processamento dos dados e análises estatísticas, quando já os tiverem; redação científica na forma de artigos, resumos ou mesmo livros ou capítulos, quando houver dados para isso; ou outra atividade em torno do meio científico", explica. Essas ações podem ser realizadas remotamente e devem constar nos relatórios finais dos editais do Programa Institucional de Iniciação Científica, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Picti).

Os prazos para a entrega dos relatórios não serão prorrogados, cabendo aos pesquisadores as devidas postagens de Relatório, Resumo e Poster dentro do prazo previsto no cronograma dos editais Picti.