Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias para o servidor > Cass divulga orientações sobre ergonomia no trabalho remoto
Início do conteúdo da página

Cass divulga orientações sobre ergonomia no trabalho remoto

Publicado: Terça, 11 de Agosto de 2020, 14h56 | Última atualização em Terça, 11 de Agosto de 2020, 16h29

Coordenadoria lembra que servidor pode pegar itens emprestados para melhorar o conforto no home office.

A Coordenadoria de Atenção à Saúde do Servidor (Cass) divulgou orientações sobre a ergonomia durante o trabalho remoto, sugerindo ajustes e posturas que os servidores podem observar para evitar dores no corpo e se manterem confortáveis no desempenho de suas funções.

Além das dicas da Engenharia de Segurança do Trabalho da Cass, a coordenadoria também selecionou um vídeo disponível no YouTube que mostra de forma simples ajustes possíveis para o trabalho em home office. Ao final do vídeo, há o incentivo para a prática de exercícios físicos, que deve preferencialmente ser mantida, considerando as adaptações necessárias ao contexto. A Cass reforça que, no atual cenário, todos os cuidados de prevenção (como uso de máscaras e distanciamento) são indispensáveis caso o servidor precise sair de casa. Acesse o vídeo. 

A Cass lembra que está disponível aos servidores a possibilidade de empréstimo de materiais para a adequação dos ambientes de trabalho em casa.

Confira abaixo as orientações sobre ergonomia:

1 - Mesa de trabalho: buscar trabalhar em mesa que tenha espaço suficiente para acomodar computador, teclado e mouse. Preferência para mesas cuja borda que entre em contato com o antebraço seja arredondada. O espaço para as pernas sob a mesa deve ser suficiente em profundidade

2 - Cadeira: cadeiras com regulagem de altura favorecem o bom posicionamento do servidor. Se o encosto também possibilitar regulagem, isso representa uma proteção adicional à região lombar. Assentos com borda arredondada favorecem o conforto.

3 - Membros inferiores: os pés devem ficar bem apoiados sobre o solo, e não deve haver compressão das coxas. Caso seja necessário, providenciar apoio inclinado para os pés. Evitar pressionar a dobra do joelho junto à borda do assento da cadeira, mantendo os joelhos a no mínimo 90º.

4 - Membros Superiores: o cotovelo deve ficar no mesmo nível do posto de trabalho, permitindo que o antebraço se apoie na superfície da mesa e o braço relaxe junto ao corpo. Caso haja na cadeira descanso de braço, deixá-lo apoiado nele.

5 - Cabeça e pescoço: devem ficar alinhados com a coluna. Evitar execução de trabalhos que exigem torção deles.

6 - Pulso: buscar deixar o pulso na posição neutra, isto é, sem dobrar. Preferencialmente não apoiar o pulso diretamente na superfície ao usar o teclado, deixá-lo levemente suspenso no momento da digitação.

7 - Monitor: a parte superior do monitor de vídeo deve estar, no máximo, na horizontal dos olhos. Para conforto visual, deve-se buscar regular brilho e contraste, além de fechar cortinas ou posicionar de forma perpendicular às janelas.

8 - Teclado e mouse: devem estar na altura dos cotovelos (ou um pouco abaixo) e próximos ao corpo. O teclado alinhado ao monitor evita mau posicionamento do corpo.

9 - Notebook: quando possível, utilizar teclado e mouse periféricos e ajustar altura da tela com uso de suporte.

Recomendações gerais:

· Sentar em postura neutra, ou seja, sempre alinhado e perpendicularmente ao posto de trabalho, a fim de evitar torções;

· Atentar para fatores como temperatura e iluminação e ajustá-los de modo a proporcionar maior conforto;

· Realizar alternância de postura durante a jornada e pausas periódicas;

· Estabelecer rotina de trabalho compreendida preferencialmente no horário comercial.

Fim do conteúdo da página